Frente parlamentar quer implantação de Instituto Federal e campus da Unifesp na Zona Sul da Capital

Coordenado pelo deputado Donato (PT), grupo da Alesp também vai articular junto a ministérios instalação de um hospital universitário na região
04/12/2023 19:38 | Educação | João Pedro Barreto, sob supervisão de Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Lançamento Frente IF Zona Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314987.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Donato (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Reis (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cristiane Francisco, pedagoga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento Frente IF Zona Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Toda transformação que a gente faz na sociedade, vem através da educação". Foi assim que a pedagoga Cristiane Francisco definiu a importância da instalação de equipamentos públicos de educação na Zona Sul de São Paulo. Ela participou, na sexta-feira (1), do evento de lançamento da Frente Parlamentar pela implantação de um campus da Unifesp e de um Instituto Federal na região da Capital.

Coordenado pelo deputado Donato (PT), o grupo de trabalho pretende reunir parlamentares que apoiem a implementação desses estabelecimentos públicos de educação. "É mais de articulação política, para pautar essa questão importante. O Governo Lula retomou a política de instalar unidades desses institutos e, por isso, vamos iniciar o debate com os ministérios e com as fundações, além do diálogo permanente com a mobilização popular que já existe na região", explicou o coordenador.

Atualmente, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) conta com 41 campi ao redor do Estado, sendo três deles na Capital. No entanto, nenhum destes fica na Zona Sul da cidade ou na região Sudoeste da Grande São Paulo. Tanto Donato quanto Reis (PT), outro proponente da frente, ressaltam a importância de implantar novos campi no território que abriga quase 3 milhões de habitantes.

"A frente vai mobilizar a sociedade para convencer o governo federal a construir, não só um instituto técnico, mas dois ou três por causa da demanda", detalhou Reis. Além disso, o grupo ainda vai negociar a construção de um hospital escola ligado à Unifesp, em Santo Amaro. O estabelecimento de saúde vai ajudar na formação de médicos e enfermeiros e no atendimento à população da Zona Sul.

Jardim Ângela

O evento de lançamento da frente parlamentar reuniu, também, representantes da sociedade civil da região, como a pedagoga Cristiane Francisco. Ela não mora na região, mas trabalha em projetos sociais no Jardim Ângela e é uma das coordenadoras do movimento pela implementação de um Instituto Federal e uma Unifesp no bairro.

O Jd. Ângela já foi considerado pela ONU como o bairro mais violento do mundo, por conta de sua taxa de homicídios. "O movimento é antigo e tomou força nos últimos meses com a ampliação das conversas sobre a implantação de equipamentos de educação na região", contou Cristiane.

A pedagoga também defendeu a importância social de ter equipamentos de educação próximos ao local. "Faz total diferença. Tira os jovens da rua, dá outra perspectiva de futuro, de profissão e de possibilidade de mudança na vida deles. Para uma região carente, como o Jardim Ângela, isso é fundamental", opinou.


alesp