Climatização das escolas públicas é discutida na Sessão Ordinária desta segunda, 25

Deputado Carlos Gianazzi falou sobre Projeto de Lei de sua autoria; colegas Eduardo Suplicy e Leci Brandão repercutiram Caso Marielle na tribuna
25/03/2024 16:39 | Bem-estar | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão Ordinária no Plenário da Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Eduardo Suplicy e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321280.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os impactos das mudanças climáticas na vida da população e a necessidade de políticas para minimizá-los foram tema da Sessão Ordinária desta segunda-feira (25). O deputado Carlos Giannazi (Psol) subiu à tribuna para falar sobre o Projeto de Lei nº 144/2024, que institui o Programa de Enfrentamento à Crise e Emergência Climática nas escolas da rede pública estadual de ensino.

A proposta do parlamentar inclui a revisão da estrutura de climatização e isolamento térmico das escolas e limita a capacidade de alunos por sala de aula para 25. "Nesse momento de calor intenso, a situação tende a piorar por conta do aquecimento global. É fundamental que o Estado faça a climatização de todas as escolas e de todas as salas de aula nos espaços da rede estadual de ensino", defendeu Giannazi.

Operação

A operação da Polícia Federal ocorrida no domingo (24), que resultou na prisão de três suspeitos pela morte da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) e do seu motorista Anderson Nunes, em 2018, também foi mencionada no Plenário.

A deputada Leci Brandão (PCdoB) é natural do Rio de Janeiro e lamentou que sua cidade natal tenha ficado marcada pela injustiça e pela corrupção na política e na Segurança Pública. "São setores que não estão dando à população a resposta que ela merece", enfatizou a parlamentar.

Suplicy também mencionou a operação da Polícia Federal, citou que a ordem de prisão foi expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com a concordância da Procuradoria Geral da República. "Os suspeitos foram presos no Rio de Janeiro e levados a Brasília. Dois deles serão transferidos para prisões federais em outros estados", relatou.

De segunda a sexta-feira, durante o Pequeno e o Grande Expediente, os parlamentares possuem, respectivamente, de 5 a 10 minutos para abordarem assuntos livres na tribuna do Plenário Juscelino Kubitschek.


alesp