Sessão Solene: Ex-deputado Henrique Pacheco recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Solenidade foi promovida pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Alesp e contou com diversas lideranças de movimentos sociais
25/03/2024 15:41 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Henrique Pacheco recebe Colar de Honra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Pacheco recebe Colar de Honra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Pacheco recebe Colar de Honra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Pacheco recebe Colar de Honra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Pacheco recebe Colar de Honra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Pacheco recebe Colar de Honra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Pacheco recebe Colar de Honra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321263.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ex-deputado estadual Henrique Pacheco foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite de sexta-feira (22). Ele recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, em Sessão Solene promovida pelo deputado Dr. Jorge do Carmo, em conjunto com parlamentares de bancada do PT: Teonilio Barba, Simão Pedro, Enio Tatto, Luiz Cláudio Marcolino, Eduardo Suplicy, Paulo Fiorilo e Luiz Fernando T. Ferreira.

"Henrique mostrou que, com luta e dedicação, poderia mudar a realidade. Essa lição precisa ser presente e atual para todos e todas que querem garantir a democracia e os direitos humanos", comentou Jorge do Carmo. "Tenho orgulho de poder ter proporcionado, junto aos meus colegas, essa justa homenagem".

Na tribuna, Eduardo Suplicy e Simão Pedro destacaram a dedicação e a luta de Pacheco pela moradia popular digna. "Ele é uma das lideranças autênticas e que ajudou a formar muita gente. Sei do teu legado para o avanço da moradia legalizada e da dignidade para tanta gente. Você representa tudo isso", comentou Simão Pedro.

O homenageado

Henrique Pacheco é formado em Direito e foi eleito vereador na cidade de São Paulo por três mandatos consecutivos entre os anos 1980 e 1990. Em 1998, foi eleito deputado estadual pelo PT, com mais de 30 mil votos. Em seus mandatos, destacou-se na defesa da moradia popular digna e por mais cultura e infraestrutura básica nos bairros periféricos.

Em seu discurso, Pacheco fez questão de enaltecer a todos que lutaram ao seu lado durante os anos de engajamento político na capital paulista. "Somos parte de uma mesma história. Todos nós repensamos essa cidade. Conseguimos mudar o conceito de moradia, do meio ambiente, do direito à educação, do direito ao lazer, dos direitos das mulheres, dos negros, entre outros. Quantos avanços nós conquistamos pela luta desse conglomerado de pessoas aqui reunido hoje", comentou.

A solenidade

Além de políticos, como o deputado federal Alfredinho (PT) e o ex-deputado estadual Ítalo Cardoso, a Sessão Solene na Alesp contou com a presença de lideranças de movimentos sociais e populares, sindicatos e entidades de classes.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo. A homenagem é destinada a pessoas que possuem relevância cultural, política e econômica no Estado de São Paulo.


alesp