Com participação de deputado, Hortolândia ganha Praça da Cidadania

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
25/04/2024 19:01 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Com apoio do deputado estadual Dirceu Dalben, Hortolândia ganhou hoje (25/4) a Praça da Cidadania, que reúne em um mesmo local espaços destinados à prática esportiva, atividades de cultura e lazer, além de salas para cursos de qualificação profissional. A inauguração foi realizada pelo governador Tarcísio de Freitas, pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Cristiane de Freitas, e o prefeito hortolandense, Zezé Gomes.

Esta é a primeira unidade da Praça da Cidadania no interior paulista. O projeto é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado, em uma parceria com os municípios. O investimento estadual na ação foi de R$ 6,17 milhões.

"A Praça da Cidadania é um espaço muito bem projetado, com o propósito de levar mais qualidade de vida e justiça social para a população! Fico muito feliz em contribuir para que projetos como este cheguem aos municípios paulistas, atendendo principalmente os moradores em situação de vulnerabilidade social, levando oportunidades para todos! Parabéns ao governador Tarcísio, à primeira-dama Cristiane, ao prefeito Zezé Gomes, sua esposa Maria dos Anjos, e contem sempre com nosso mandato", destacou Dalben.

A Praça da Cidadania de Hortolândia foi construída em um terreno de 7 mil metros quadrados no Jardim Nova América. Conta com quadra de futebol society, quadra poliesportiva coberta, academia ao ar livre, parquinho infantil, pista de skate, arena ao ar livre, pista de caminhada, área de jogos, pergolado e redário.

Além destes espaços, a Praça da Cidadania também conta com um prédio da Escola de Qualificação Profissional, que reúne salas de gastronomia, beleza e bem-estar, esterilização, moda e arte, informática, espaço com serviços para o cidadão, duas salas multiuso, administração, copa, lavanderia, depósito, almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil.

Buscando minimizar o impacto no meio ambiente, a praça conta ainda com jardins de chuva, para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. A Escola de Qualificação Profissional também conta com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Participaram do evento diversas lideranças do estado e da região, como outros deputados estaduais, o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho do Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Gustavo Reis; o prefeito de Sumaré e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Luiz Dalben; entre outros prefeitos e vereadores da cidade e região.