Major Olimpio, senador por São Paulo, morre vítima da Covid-19

Político foi deputado estadual e autor de importantes leis
18/03/2021 20:15 | Luto | Luiz Rheda - Foto: Arquivo Alesp

Compartilhar:

Major Olimpio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu nesta quinta-feira (18/3) na capital paulista, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, o senador por São Paulo e ex-deputado estadual Major Olimpio. Ele estava internado desde o início de março após ser infectado pelo novo coronavírus.

Natural de Presidente Venceslau, Sérgio Olímpio Gomes foi oficial da Polícia Militar por 29 anos e atuou como presidente da Associação Paulista dos Oficiais da Polícia Militar do Estado e diretor da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo.

Bacharel em ciências jurídicas e sociais, jornalista, professor de educação física, técnico em defesa pessoal, instrutor de tiro e autor de livros voltados para a questão da segurança, Olimpio foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, quando conquistou 52.386 votos, sendo reconduzido ao cargo na eleição seguinte.

Na Alesp, foi líder do PDT e autor de diversas normas estaduais, como a Lei 15.139/2013, que instituiu a política de prevenção e combate ao furto e roubo de cabos e fios metálicos.

Olimpio também é coautor da Lei 15.556/2014, que restringiu o uso de máscaras e objetos que ocultem o rosto da pessoa em manifestações e reuniões. A norma foi discutida e votada durante os atos que ficaram conhecidos como Jornadas de Junho.

Homenagens

Parlamentares lamentaram a morte de Olimpio e consideraram que sua falta deixa uma grande lacuna na política paulista e brasileira.

Para o presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari, "é muito triste presenciar como esse vírus está sendo devastador na vida das pessoas. Conviver com o Major Olimpio durante seu mandato aqui em São Paulo foi uma honra".

Sobre o convívio com o senador, o 1° secretário da Casa, deputado Luiz Fernando, afirmou que "dentro da suas convicções, ele lutou pelo que acreditava e honrou a Assembleia Legislativa, sempre defendendo a Polícia Militar em diferentes governos. Deixo aqui meus profundos sentimentos aos eleitores, amigos e familiares. Que Deus os abençoe para superar esse momento tão triste e de muita dor."

O 2° secretário da Alesp, deputado Rogério Nogueira, também falou sobre a morte do político. "O Brasil perde um grande senador e eu perco um amigo e companheiro de bancada na época que era deputado estadual pelo PDT, onde foi meu sucessor na liderança do partido. Minhas condolências à família".

Em nota divulgada nas redes sociais, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo expressou seu pesar:

Com grande pesar recebemos a notícia da morte, nesta quinta-feira, do senador Major Olimpio.

Ex-deputado desta Casa por duas legislaturas (16ª - 2007/2011 e 17ª - 2011/2015), ele será sempre lembrado por sua postura combativa na defesa de seus ideais.

Sua perda precoce é um triste episódio no cenário político brasileiro e, especialmente, para os paulistas. Que Deus conforte sua esposa, filhos e familiares.

alesp