Morre, aos 95 anos, o ex-deputado e ex-secretário José Felício Castellano


08/04/2021 18:13 | Luto | Luiz Rheda - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

José Felício Castellano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu, na capital paulista nesta quinta-feira (8/4), o ex-deputado estadual e ex-secretário de Promoção Social, José Felício Castellano. Ele ocupou uma cadeira na Alesp por seis mandatos seguidos, entre 1958 e 1983.

Conhecido como Gijo, José Felício nasceu na cidade paulista de Rio Claro em 6 de fevereiro de 1926. Ao longo de sua trajetória, tornou-se o primeiro secretário da Promoção Social do Estado de São Paulo, no governo de Abreu Sodré.

José início sua carreira no Serviço Social da Indústria onde, anos mais tarde, viria a ser superintendente. Ele também foi vereador em Rio Claro e, a partir de 1958, passou a exercer o cargo de deputado estadual.

Durante sua passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, além de normas voltadas à melhoria da qualidade de vida da sua cidade natal, o ex-parlamentar também foi autor de importantes leis para o Estado, como a que estabelece critérios para a construção de núcleos habitacionais pelo Poder Público e a que determina a concessão de estímulos para a criação de parques ecológicos nos municípios paulistas.

José Felício Castellano também inovou o ordenamento jurídico estadual ao propor uma lei que determinava a adaptação dos edifícios públicos para o uso por pessoas com deficiência física. Ao todo, ele figura como autor de 470 leis estaduais.

alesp