Lei estadual autoriza construção de hospital veterinário metropolitano em Ribeirão Preto

Unidade ficará responsável por atender animais domésticos de famílias de baixa renda comprovada
01/04/2021 14:40 | Agora é Lei | Beatriz Ferreira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte:pixabay)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi sancionada e já está em vigor nesta quinta-feira (1º/4) a Lei 17.349/2021, que autoriza o governo do Estado a construir o Hospital Veterinário Público Metropolitano no município de Ribeirão Preto, destinado a animais domésticos de famílias de baixa renda.

Pela lei, o Executivo regulamentará a medida, se necessário. Já as famílias deverão comprovar a renda.

De acordo com o deputado Léo Oliveira (MDB), autor da iniciativa, será necessário buscar medidas para executar a construção do hospital através de parcerias com a prefeitura e também com o Programa Meu Pet, pertencente à Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal (CDSA), além da colaboração das universidades para o funcionamento da entidade.

O parlamentar ainda destacou a importância da criação do hospital. "Esse hospital direcionado ao atendimento veterinário, cujos cuidadores não têm condições financeiras de socorrê-los na rede veterinária particular, e que por muitas das vezes, morrem sem qualquer atendimento, será um grande avanço para a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, tanto em termos de saúde pública, quanto para o bem-estar animal".

A deputada Professora Bebel (PT) considera necessário o controle populacional de animais e acredita que o hospital metropolitano possa contribuir por meio da castração. "Os animais devem receber o devido cuidado ou acabam procriando cada vez mais e o resultado disso, são mais animais nas ruas".


alesp