Pedida a inclusão de renais crônicos que não fazem diálise em grupo prioritário de vacinação

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
05/05/2021 14:17 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado liberou a vacinação dos renais crônicos que fazem diálise, mas o deputado Marcos Damasio (PL) pediu ao governador João Doria, por meio da Indicação 1.788/2021, que sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 os renais crônicos que ainda não fazem diálise, mas têm apenas um rim funcionando parcialmente.

"Esse grupo também é muito vulnerável. Sabemos que os rins são o segundo órgão a ser afetado pela doença e uma pessoa nesta condição, com apenas um rim e esse funcionando entre 50% e 25%, tem pouca chance de sobreviver em um caso mais severo, por isso é importante estender a vacina a eles", defendeu o parlamentar.

Damasio lembrou que essas pessoas estão em tratamento, no entanto, estão a um passo da diálise e não podem correr o risco de pegar Covid-19.

Outro aspecto importante é que essas pessoas estão em tratamento e precisam se deslocar com frequência aos hospitais e muitas utilizam o transporte coletivo, o que aumenta as chances de contágio.

"É preciso resguardar a saúde desse grupo e dar-lhes a tranquilidade da proteção oferecida pela vacina, uma vez que já enfrentam inúmeras incertezas quanto ao futuro", concluiu o deputado.

alesp