Dia do Sargento é celebrado com homenagem no batalhão da Rota

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
06/05/2021 15:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Cmdt. Ten. Cel. Coutinho (Rota), 2º Ten. Irio, Cmdt. Cel. Telmo, Dep. Tenente Nascimento, Sgt Ricardo e 1º Sgt. José Maciel, veterano da Rota<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Nascimento (PSL) é autor da Lei 17.202/19 que institui no estado de São Paulo o dia 4 de maio como o Dia do Sargento. Nessa data, o parlamentar prestou homenagem, aos militares graduados, com a entrega de placa do Legislativo paulista ao Comando do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar - ROTA. A honraria faz homenagem também ao Cabo PM da Rota, Fernando Flávio Flores, que na mesma data da Lei foi morto em uma emboscada quando saia de sua casa para o trabalho. Flores não teve a oportunidade de ingressar na Escola Superior de Sargento da Polícia Militar, mas foi promovido à graduação post mortem.

"Flores não conseguiu pisar no sagrado do CFAP, mas conquistou a graduação de sargento. O dia 4 de maio foi o dia que perdemos o grande herói, o sargento Flores, o patrono da lei", afirmou o deputado Tenente Nascimento.

O comandante da Escola Superior de Sargento, cel. Temístocles Telmo Ferreira Araújo, destacou a responsabilidade de um sargento na corporação. "Não é a toa que a gente fala que ele é o elo da tropa, primeira linha de comandamento e de supervisão entre o comando e a tropa. Parabéns, sargentos e parabéns, deputado pela Lei!", ressaltou cel. Telmo.

Já o comandante da Rota, ten. cel. José Augusto Coutinho, ressaltou que a Rota tem o nome que tem, e atingiu a dimensão de hoje graças ao trabalho do patrulheiro que está todo dia na rua. "Eu atribuo essa força que a Rota tem ao fato de todas as equipes serem comandadas no mínimo por um sargento. A figura do sargento é primordial ao sucesso de nossas missões. Agradeço ao deputado Tenente Nascimento pela iniciativa da lei, e ele pode ter certeza que essa data será comemorada aqui", destacou o comandante.