Lei que isenta taxa de vistoria do transporte escolar já beneficiou mais de 200 motoristas na Capital

Medida está em vigor desde março deste ano, após aprovação de projeto da Alesp
26/07/2021 11:28 | Retrospectiva | Daniele Oliveira

Imagem ilustrativa (fonte: flickr)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A lei que isenta o pagamento da taxa de vistoria semestral de veículos de transporte escolar já beneficiou 219 transportadores só na Capital no primeiro semestre de 2021. Os dados fornecidos pelo Detran- SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) foram registrados entre 22 de abril e 30 de junho deste ano, após a sanção da Lei 17.360/21, em março.

A legislação é resultado de um projeto de lei do atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, que estabeleceu o fim da cobrança da tarifa no último semestre de 2020 e nos 6 primeiros meses de 2021, em razão da pandemia causada pela Covid-19.

Segundo o parlamentar, a medida é necessária visto que os profissionais tiveram que suspender os serviços oferecidos durante a pandemia. "Por questão de justiça, não parece oportuno exigir do transportador escolar o recolhimento da mencionada taxa, considerando que sua renda foi muito prejudicada com a suspensão das aulas", afirmou Carlão.

De acordo com o levantamento do Detran-SP, a estimativa é de mais de R$ 11 milhões em isenção, considerando a frota de 68.907 automóveis, distribuídos em todo o Estado. Se fosse cobrado, o valor atual por veículo seria de R$ 160. Apesar da isenção, as vistorias semestrais continuarão sendo obrigatórias.