Deputado participou de Leilão da CEDAE junto ao Ministro Rogério Marinho

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
18/02/2022 17:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gil Diniz

Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2022/fg282179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 29 de dezembro de 2021, o Deputado Gil Diniz participou de Leilão da CEDAE junto ao Ministro Rogério Marinho. O deputado esteve presente na B3, acompanhando o Ministro do Desenvolvimento Regional O deputado Gil Diniz participou do leilão de privatização do bloco 3 da empresa de saneamento e esgoto do Rio de Janeiro (CEDAE) junto ao ministro Rogério Marinho. Acompanhado do vereador Paulo Chuchu (de São Bernardo do Campo), o deputado teve a oportunidade de acompanhar esse importante passo do saneamento brasileiro, que deve ser seguido em outros estados. A privatização da CEDAE foi a resposta do governo Claudio Castro (PL-RJ) às pesadas críticas da população a má qualidade da água fornecida pela empresa estatal à população. Consequência de décadas de má gestão estatal da empresa pelos governos da coalizão PT-MDB de Eduardo Paes e Benedita da Silva, a situação se tornou crítica no início de 2019 quando auditorias externas e laboratórios privados começaram a apontar um nível de contaminação muito elevado nas águas enviadas às torneiras da população do Rio de Janeiro, qualificando-a como "não potável". O leilão de ocorreu com sucesso, tendo o Bloco 3 de saneamento da CEDAE sido arrematado pelo consórcio SAAB - Grupo Águas do Brasil por R$ 2,2 bilhões, ágio de 90%. No total, serão investidos R$ 4,7 bilhões para universalizar o acesso à água e esgoto tratados. Segundo declarou o ministro "São 2,7 milhões de pessoas que terão água e esgoto tratados em suas casas, em 21 cidades da zona oeste do RJ. Os leilões de saneamento já garantiram R$ 44,8 bilhões em investimentos, resultado do Marco Legal do Saneamento destravado e aprovado no governo".

Durante o evento, o deputado felicitou o Ministro Rogério Marinho, o Governador Claudio Castro, o secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro Nicola Miccione, a secretária nacional do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia Martha Seillier, bem como os funcionários do BNDES e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal pelo excelente trabalho realizado, afirmando que o leilão resulta em "Investimentos, saúde e empregos a caminho! " No término do evento o Ministro Rogério Marinho assinou a portaria que autoriza enquadramento do projeto apresentado pela BRT Sorocaba Concessionária de Serviços Públicos SPE S/A., que opera o sistema do município, assinada pelo ministro. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai aprovar a captação de recursos financeiros para financiar a construção do Corredor Oeste do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) de Sorocaba (SP).