Deputado e representantes do Mogilar pedem desassoreamento do Rio Tietê ao DAEE

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
08/03/2022 14:58 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Marcos Damasio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg282920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Departamento de Energia e Águas de Energia Elétrica (DAEE) vai estudar a melhor forma de atender ao pedido de desassoreamento do Rio Tietê, entre a ponte João XXIII e a foz do Ribeirão Ipiranga, garantiu o superintendente da autarquia, Francisco Loducca, ao deputado estadual Marcos Damasio (PL).

O parlamentar intermediou, na manhã desta segunda-feira (07/03), reunião entre Loducca e o presidente do Icati, José Arraes, o representante do bairro Mogilar, Luís Leonel, e o secretário de Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, André Saraiva.

O sinal de alerta para a necessidade de intervenções no trecho, de aproximadamente 6 quilômetros, veio com a recente enchente que assolou o Mogilar, como há muitos anos não ocorria. "Se não buscarmos uma solução agora, a situação só vai piorar e não podemos deixar que isso aconteça, seria um retrocesso", disse Damasio.

Uma das opções apresentadas por Arraes é fazer um aditivo nas obras do Lote 4,5, que atende Biritiba Mirim. De acordo com ele, como a empresa já está iniciando os trabalhos no local, a logística para atender Mogi seria mais fácil e rápida.

Loducca anunciou que o governo tem R$ 90 milhões no Programa Rios Vivos para desassorear 3 mil quilômetros de rios e córregos. Um novo projeto dentro deste programa seria outra alternativa.

"Muito em breve, o DAEE nos dará uma resposta sobre qual o melhor caminho. O governo vem fazendo desassoreamento em vários trechos do Rio Tietê, inclusive na nossa região, e o fato de estarem abertos a receber as nossas propostas mostra o quanto eles querem ser assertivos nas intervenções", concluiu Damasio.