Deputada lança Campanha Nacional de Combate a Violência de Gênero e Raça no âmbito Político e Institucional

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
14/03/2022 15:53 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Monica da Mandata Ativista

Compartilhar:

Monica da Mandata Ativista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Monica Seixas (PSOL) realiza o evento de lançamento do "Nós por todas: Campanha Nacional de Combate a Violência de Gênero e Raça no Âmbito Político e Institucional", no próximo dia 14 de março, a partir das 13h30min, na Sala Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, 100.

Pesquisa feita pelo pelo Instituto Justiça de Saia, entre outubro e novembro de 2021, mostra que em um universo de 1.194 eleitoras, candidatas ou mulheres no exercício do mandato, 51% já foram vítimas de comentários ou manifestações preconceituosas ou discriminatórias. Já um levantamento, realizado pelo Instituto Marielle Franco, divulgado no fim de 2020, identificou que 8 em cada 10 mulheres negras que concorreram às eleições daquele ano sofreram violência virtual.

A campanha é uma iniciativa das parlamentares do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o evento, que será o primeiro de uma série de ações em âmbito nacional, será presidido por Monica Seixas e contará com a presença das vereadoras Luana Alves e Mariana Conti e do mandato coletivo Mulheres Por Mais Direitos, todas do PSOL. A mesa será mediada pelas advogadas Renata Cezar e Rosana Rufino, que também auxiliaram na idealização do projeto.

Monica Seixas, que acaba de voltar de uma licença médica para cuidar da saúde mental, afirma: "O intuito geral é elaborar uma política ampla de combate a violência institucional e política de gênero e raça - priorizando-se a narrativa de mulheres negras - e contará com cartilhas, pesquisas e projetos de leis nos âmbitos municipal, estadual e federal".

Além da realização de novas plenárias com mulheres representantes de outros setores como jurídico, academia, movimentos sociais, sindicatos e lideranças políticas; outras ações previstas são a divulgação de vídeos de sensibilização e o chamado para a realização de um observatório com a coleta de depoimentos de mulheres que tenham sofrido assédios e perseguições, no setor público ou privado; e criação de canal de denúncias.

Serviço:

Evento: Nós por todas:lançamento da Campanha Nacional de Combate a Violência Política Institucional de Gênero e Raça

Data: 14 de março - Horário: A partir das 13h30min

Local: Câmara Municipal de São Paulo - Sala Prestes Maia - Viaduto Jacareí, 100.

alesp