Deputado é denunciado à ONU Mulheres por parlamentares e personalidades

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
18/03/2022 14:05 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Agente Federal Danilo Balas

Compartilhar:

Agente Federal Danilo Balas e Carla Zambelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Contra as falas do Deputado Arthur do Val, em que proferiu ofensas contras as mulheres ucranianas ao afirmar: "?são fáceis porque são pobres?", além das representações protocoladas pelo Deputado Danilo Balas e outros que o apoiam nessa luta pela punição do parlamentar, agora, ele, pessoalmente, protocolou, na Casa da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, mais especificamente na ONU Mulheres, uma Comunicação para pedir a verificação de possíveis violações aos direitos humanos e à situação da mulher, bem como a aplicação dos mecanismos de proteção da dignidade da pessoa humana.

A ONU visa essencialmente à preservação da paz e da segurança mundial, promovendo o respeito à vida e à dignidade, sendo do ponto de vista internacional, competente para averiguar os fatos deflagrados a partir das falas de Arthur do Val.

Atualmente, há mais de 20 pedidos de cassação do mandato de Arthur, também conhecido como "Mamãe Falei", na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), entre eles o do Deputado Danilo Balas e outros.

Após perceber a proporção de seus graves erros, o Deputado retirou sua pré-candidatura ao Governo de SP, desfiliou-se do partido no qual se encontrava há cerca de um mês, o Podemos, e, por fim, também anunciou sua saída do MBL.

Assinaram a Comunicação a ONU, juntamente com o Deputado Danilo Balas, a Deputada Federal Carla Zambelli (São Paulo), os Deputados Estaduais Valéria Bolsonaro, Frederico d?Ávila, Castelo Branco, Gil Diniz e Major Mecca (São Paulo), o Coronel Aginaldo Oliveira, Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Ernesto de Souza Andrade Júnior (o cantor Netinho do Estado da Bahia), o Deputado Estadual pelo Estado do Rio Grande do Sul Ten. Cel. Zucco, os Deputados Federais Capitão Alberto Neto e General Girão, a Deputada Federal Major Fabiana, o Deputado Estadual do Estado da Paraíba Cabo Gilberto Silva e a Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

Na petição da Comunicação, Danilo Balas anexou a representação que ele encaminhou ao Ministério Público Federal.

Além dos áudios machistas, o parlamentar defende que Arthur deve ser investigado por declarações publicadas no Twitter, onde ele afirma que estaria produzindo armas químicas incendiárias, conhecidas como "coquetéis-molotovs" para o Exército ucraniano.

"É inadmissível que um representante do povo tenha um comportamento como este, o qual chocou todos os brasileiros e a sociedade mundial. Além da cassação de seu mandato e da perda de direitos políticos, Arthur do Val precisa responder administrativamente e juridicamente pelos seus atos inconsequentes e desumanos", finalizou o Deputado Danilo Balas.

alesp