Balanço parcial das audiências sobre o Orçamento 2023 aponta saúde e infraestrutura como principais demandas

Causa animal e agricultura vêm em seguida nos pedidos da população paulista
27/04/2022 13:03 | Orçamento Estadual | Daniele Oliveira - Foto: Marco Antônio

Melhorias e investimentos nas áreas da saúde e de infraestrutura, seja urbana ou rural, foram as principais demandas apresentadas até agora pela população paulista nas audiências públicas para o Orçamento Estadual de 2023. Ao todo, 15 municípios já foram visitados pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A estimativa é que até o dia 30 de maio, outras 14 cidades, incluindo a Capital, recebam o evento.

As audiências públicas para o Orçamento estadual são encontros promovidos pela Alesp para colher junto à população paulista, sugestões e demandas de diversas áreas para serem incluídas na peça orçamentária do próximo ano.

Nas últimas reuniões, a solicitação mais frequente foi investimentos para a saúde pública, que, ao todo, esteve presente em nove dos 15 encontros realizados. Parte da população argumentou que após a pandemia da Covid-19, os atendimentos em geral se tornaram insuficientes ou insatisfatórios.

A solicitação seguinte foi por melhora na infraestrutura das estradas e rodovias. Grande parte dos municípios visitados têm grande extensão territorial na área rural, nas quais produções agrícolas possuem grande escala. Além disso, a população é mais dependente de estradas para a locomoção de uma cidade vizinha à outra com a produção.

Muitas outras pautas foram levantadas pelos munícipes nas reuniões, como causa animal, agricultura, educação, meio ambiente, assistência social, socioeducação, empreendedorismo e criação de empregos. Importante frisar que todos os pedidos foram colhidos e, após análise dos parlamentares da Alesp, poderão ser incorporadas ao Orçamento Estadual de 2023.

Como participar

Para participar de uma das audiências públicas da Alesp com sugestões e reivindicações, basta se inscrever no site da Assembleia no ícone "Audiências Públicas do Orçamento". Outra alternativa é comparecer presencialmente na Câmara Municipal da região no dia da audiência, que seguirá todas as normas de segurança contra a Covid-19. As reuniões serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube.