Deputado pede agilidade na liberação de recursos para atendimento às famílias vítimas de enchentes

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
26/01/2023 10:57 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

O deputado estadual Dirceu Dalben está solicitando ao Governo do Estado maior agilidade na liberação de recursos aos municípios paulistas, que têm sido afetados pelas chuvas, a fim de minimizar - o mais breve possível - os danos à população.

Parte das emendas de Dalben ao Orçamento do Estado de 2023 foi destinada às Defesas Civis Municipais. O parlamentar indicou que estes recursos sejam revertidos em ajuda humanitária às famílias, bem como em obras e melhorias necessárias para o restabelecimento de serviços públicos, recuperação de ruas, estradas, pontes, entre outros.

"Nosso mandato segue realizando todos os esforços para que a normalidade seja restabelecida o quanto antes nos municípios que vêm sofrendo com enchentes e temporais, como cidades das regiões de Campinas, Baixada Santista, região central do nosso estado. Temos acompanhado o trabalho do Governo Estadual, reconhecemos a dedicação de todas as equipes envolvidas no enfrentamento das situações de emergência e calamidade pública, mas não podemos deixar de considerar que muitas das cidades atingidas ainda não conseguiram prestar os serviços públicos essenciais. Precisamos auxiliá-las para o pronto restabelecimento da normalidade", explicou o deputado.

Em ofícios destinados ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário de Governo, Gilberto Kassab, e ao secretário-chefe da Casa Militar e Defesa Civil, coronel PM Henguel Pereira, Dalben solicita a liberação de recursos aos municípios de forma mais efetiva, bem como de materiais, equipamentos e mantimentos para as famílias.

O deputado teve R$ 58 milhões em emendas aprovadas no Orçamento do Estado de 2023 para investimentos nas Defesas Civis Municipais. "Vejo que estes recursos podem ser utilizados para fazer frente às situações de emergência e calamidade pública que alguns municípios ainda se encontram. Precisamos cuidar das pessoas em primeiro lugar, recuperar as cidades e investir em ações que reduzam os riscos de enchentes e alagamentos", detalhou Dalben.

O deputado também se colocou à disposição da população paulista e dos prefeitos e prefeitas, para auxiliar com o que estiver ao alcance de seu mandato.

"Além do nosso trabalho, contem também com nossas orações. Sabemos que o momento é difícil para muitas famílias e, infelizmente, os temporais fizeram vítimas fatais. É uma tristeza muito grande. Pedimos que Deus dê conforto e força a todos", finalizou.