Parlamentar reitera importância de hospital à Região Bragantina

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
22/03/2023 10:39 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Com a finalidade de assegurar o atendimento médico-hospitalar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Circuito das Águas e da Região Bragantina, o deputado Edmir Chedid (União) reiterou ao governo do Estado a importância da construção ou implantação de um Hospital Regional à comunidade. O benefício irá contemplar 16 municípios e cerca de 700 mil habitantes.

A defesa ocorreu nesta terça-feira (21) durante uma reunião entre o parlamentar e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, que também contou com a participação do prefeito e da secretária de Saúde de Bragança Paulista, Amauri Sodré e Marina de Oliveira, respectivamente, e do secretário de Saúde de Amparo, Gilberto Ferreira Martins Júnior, na sede da Secretaria, em São Paulo.

Edmir Chedid explicou que a reivindicação está fundamentada em um estudo realizado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS VII - Campinas), que comprova a necessidade do equipamento hospitalar. "O Hospital Regional garantirá cirurgias de média e alta complexidade, incluindo o tratamento e a cirurgia oncológica; poderá realizar diversas cirurgias gratuitas", afirmou.

Em seu argumento à Secretaria, o parlamentar explicou que o Hospital Regional também poderá contribuir para a redução da fila de espera por exames e cirurgias em hospitais filantrópicos e Santas Casas. "Este equipamento hospitalar vai contribuir ainda com os AMEs - Ambulatórios Médicos de Especialidades - de Amparo e Atibaia que estão bastante sobrecarregados", acrescentou.

O Circuito das Águas e a Região Bragantina possuem demanda reprimida de cirurgias, que se agravou nestes últimos anos em razão da carência de vagas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde. "A situação fica pior quando se trata de pacientes cujas cirurgias são classificadas como ASA III, que demandam mais tempo de internação e reserva de leitos de terapia intensiva."

Na ocasião, o prefeito de Bragança Paulista destacou que o município possui um local que poderá abrigar um Hospital Regional. "O Hospital Bragantino está desativado e poderá ser desapropriado para abrigar de imediato um equipamento hospitalar que atenda toda a nossa região. O prédio possui infraestrutura completa e fácil acesso para a comunidade", completou Amauri Sodré.

Melhorias

O deputado Edmir Chedid também voltou a defender à Secretaria a necessidade de ampliação do atendimento nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Amparo e Atibaia. Para ele, estas unidades deveriam se tornar referência regional em cirurgias. "Muitas unidades do Estado de São Paulo já realizam cirurgias e queremos o mesmo benefício para nossa região", explicou.

Por fim, defendeu a implantação de uma unidade da Rede Lucy Montoro, cujo objetivo é atender pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, necessitadas de receber atendimento de reabilitação, desenvolvendo seu potencial físico, psicológico, social, profissional e educacional. "Um centro de referência em reabilitação gratuito na Região Bragantina", finalizou Edmir Chedid.