Motoristas de ônibus em dupla tarefa (dirigir e cobrar)
26/05/2023 13:07 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dr. Jorge do Carmo
Deputado, Dr. Jorge do Carmo (PT-SP), apresentou e aprovou, em reunião da CCJR (Comissão de Constituição Justiça e Redação), realizada em 23 de maio último, na Assembleia Legislativa, requerimento de informação a ser destinado ao Secretário de Transporte Metropolitano de SP, Sr. Marco Antonio Assalve, com questionamentos à EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) sobre a dupla tarefa exercida por motoristas de ônibus (dirigir e cobrar tarifa).
No então requerimento, Dr. Jorge do Carmo apresenta indagações em relação a resolução da EMTU que permite às empresas de ônibus impor esta dupla tarefa aos condutores de veículos. São eles:
1 - Numero de usuários do sistema de transporte intermunicipal gerido pela EMTU que utiliza o cartão eletrônico TOP.
2 - Média diária de usuários que efetuam pagamento de passagem em dinheiro.
3 - Frota existente nos serviços intermunicipais e quantos ônibus fazem suas linhas com motoristas que exercem dupla tarefa.
4 - Estudos e fundamentos que nortearam a modalidade dupla tarefa para motoristas das frotas concessionárias da EMTU.
Solicitação de esclarecimento à Secretaria de Transporte Metropolitano tem como referência as sucessivas reclamações de usuários deste modal de transporte que são expostos, ora a atrasos em razão do maior tempo que os ônibus ficam parados, ora a risco grave de acidente já que o motorista dirige, recebe e passa troco, tudo ao mesmo tempo, enquanto o ônibus está em movimento.
Para o condutor, que tem horário a cumprir no percurso de sua linha, fica o dilema: dirigir e cobrar passagem ao mesmo tempo, ou ficar por mais tempo parado no ponto enquanto exerce a função de cobrador. E o pior: ao decidir ficar parado no ponto recebe reclamação tanto de alguns passageiros, que têm hora para chegar ao seu destino, como da sua chefia em razão da maior demora no percurso.
Deputado Dr. Jorge do Carmo afirma que "a transição do sistema operacional manual (cobrança de passagem em moeda corrente) para a implantação de nova tecnologia (bilhete eletrônico) não pode penalizar o motorista com dupla tarefa e muito menos o passageiro, seja pela excessiva demora na operação, seja pelo risco a que está exposto, uma vez que o condutor fica sem foco exclusivo em sua atividade profissional."
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações