Vacina contra o crack pode ser alternativa no combate à Cracolândia, defende deputado
14/06/2023 14:23 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Rafa Zimbaldi
Deputado do Cidadania quer que o responsável pelo desenvolvimento do imunizante em Minas Gerais, o médico Frederico Garcia, vá à Alesp explicar sobre a pesquisa aos membros da CPI da Epidemia do Crack
Prestes a ser testada em humanos, a vacina Calixcoca pode ser providencial no combate à Cracolândia, em São Paulo-SP. É o que defende o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania). O parlamentar quer que o idealizador do imunizante, o médico Frederico Garcia, fale na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sobre os estudos realizados até então e que comprovam a eficácia do fármaco contra o vício por crack e cocaína.
Professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Garcia foi convidado por Zimbaldi para compartilhar informações sobre a vacina na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Epidemia do Crack. O grupo foi criado recentemente para discutir o impacto do crack, do K9 e da cocaína, entre outras drogas, nos municípios paulistas.
Segundo o deputado do Cidadania, a ideia é que o pesquisador fale sobre os avanços do imunizante, que, uma vez aprovado para uso em humanos, pode ser importante instrumento de combate à Cracolândia - região do centro de São Paulo que abarca, há anos, população em situação de rua com severa dependência química, sobretudo, de crack:
"O crack, a cocaína e outras drogas correlatas resultam num problema não só de saúde pública, mas, também, de segurança, de assistência social e de direitos humanos. O maior símbolo dessa triste realidade é a Cracolândia, que perdura há décadas no centro de São Paulo e que está se tornando cada vez mais descentralizada e violenta. Trata-se de um passivo social a ser solucionado pelo poder público. Vejo a (vacina) Calixcoca como um caminho viável", analisa Zimbaldi.
Na fase pré-clínica de testes com ratos, o imunizante se mostrou capaz de bloquear o efeito das substâncias ativas das drogas. Agora, a expectativa é que a aplicação em humanos também apresente avanços:
"Nos testes realizados até o momento, os anticorpos produzidos pela Calixcoca criaram, a partir de uma molécula sintética, uma barreira, que impediu que a cocaína fosse levada pelo sangue para o sistema nervoso central. Essa é uma ótima notícia, uma vez que a vacina interrompe o mecanismo que provoca a compulsão pela droga", adianta Zimbaldi.
O imunizante contra o crack da UFMG concorre ao Prêmio Euro Inovação na Saúde. Em paralelo, os impactos positivos do medicamento motivaram o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a anunciar uma parceria para o desenvolvimento integrado da Calixcoca:
"Nosso dever é trabalhar para ajudar quem se afunda nesse vício e prejudica suas famílias, a própria vida e a sociedade como um todo. Além do doutor Frederico (Garcia), representantes de comunidades terapêuticas devem ser ouvidas na Alesp sobre este problema tão grave para o País", complementa Zimbaldi, que também integra a Comissão de Segurança Pública da Alesp.
Próximos passos
Na próxima etapa das pesquisas da Calixcoca, será avaliada, conforme o progresso dos estudos, a aplicação do imunizante em grupos elegíveis, incluindo os dependentes químicos em fase de recuperação.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dependentes de crack e de cocaína respondem por 11% da dependência química no Brasil.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações