Deputada fará trabalho para valorizar Delegacia de Defesa da Mulher
07/08/2023 11:50 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela
A Assembleia Legislativa de São Paulo criou uma Frente Parlamentar visando o fortalecimento das delegacias, a valorização dos policiais e o aprimoramento da legislação em prol das DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher). A iniciativa foi proposta pela deputada Delegada Graciela (PL) e conta com o apoio de outros 31 parlamentares.
Atualmente, há 140 DDMs no Estado de São Paulo, sendo 28 na Capital e Região Metropolitana e outras 112 no interior. As delegacias são especializadas no atendimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência física, moral e sexual.
A DDM de Franca realiza média de 30 atendimentos por dia. No primeiro semestre de 2023, a delegacia requisitou à Justiça 409 medidas protetivas para mulheres vítimas de violência.
Apesar da eficácia do trabalho e dos elevados índices de produtividade, as delegacias ainda carecem de melhor estrutura. Além disso, muitas vezes não estão devidamente classificadas como unidades especializadas. Várias DDMs, entre elas a de Franca, são consideradas como sendo de 3ª Classe.
"Precisamos fortalecer essas delegacias, dando a elas estrutura material e humana diretamente proporcional à sua importância, além de valorizar os policiais envolvidos nesse trabalho" justifica a deputada Delegada Graciela, que comandou a Delegacia de Defesa da Mulher de Franca por 30 anos.
A Frente Parlamentar, que é uma associação de deputados destinada a promover em conjunto a discussão e aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes a um determinado setor, pretende ouvir policiais que atuam diretamente nas DDMs para colher reivindicações que possam resultar na melhoria das acomodações das unidades policiais, nas condições de trabalho e na mudança de normas para valorizar e garantir direitos aos policiais que realizam o trabalho especializado.
"Fortalecendo as DDMs, a Frente Parlamentar terá um papel fundamental para melhorar a qualidade do atendimento prestado às vítimas de violência", diz a deputada Delegada Graciela. "A partir das sugestões e do diálogo com os policiais, vamos levar as demandas ao Executivo.
Conversei sobre os nossos planos com o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e ele manifestou entusiasmo com o trabalho que estamos propondo", finalizou.
Criada por ato do presidente da Assembleia Legislativa, no dia 19 de junho, a Frente Parlamentar será lançada oficialmente nas próximas semana com a presença de policiais das DDMs de todo o Estado.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações