Deputado cria Frente Parlamentar em Defesa dos Motoboys na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
25/08/2023 16:16 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dalben no plenário da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Dirceu Dalben criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Motoboys na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O objetivo é promover, junto de representantes da sociedade civil e órgãos afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas estaduais em benefício dos trabalhadores que utilizam motos para garantir o sustento de suas famílias.

"Queremos debater em conjunto e estabelecer iniciativas para minimizar os transtornos causados aos trabalhadores que utilizam desta modalidade de transporte como meio de geração de renda para suas casas. Estes profissionais trabalham diariamente no trânsito, expostos a riscos de acidentes e delitos, e precisam contar com maior proteção do Poder Público", destacou o deputado.

Sob coordenação de Dalben, a frente irá discutir questões de segurança, responsabilidades dos contratantes de serviços, políticas públicas e benefícios que garantam a entrega das encomendas sem danos e prejuízos, tanto para os consumidores, quanto para os motoboys, entre outras pautas.

Para o parlamentar, "será uma importante oportunidade de discutir todas essas demandas de forma ampla, buscando o enfrentamento das dificuldades desta classe trabalhadora que cresce a cada dia para resguardar os interesses coletivos dos motoboys e suas famílias".

ÁREA DE DESCANSO

Por meio de indicação na Alesp, Dalben também está solicitando ao Governo do Estado a implantação de áreas de descanso para motoboys e ciclistas nos municípios paulistas.

"O cansaço pode gerar acidentes, colocando a vida desses profissionais em perigo. Por isso, nosso objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho, segurança e conforto a todos. Os custos de implantação dessas áreas certamente serão menores do que aqueles gerados por atendimento hospitalar decorrente dos acidentes devido ao cansaço", explicou Dalben.

Sempre atento às necessidades da categoria, Dalben também é o autor do projeto de lei nº 700/2023, que autoriza o Governo do Estado a conceder benefícios fiscais, financiamentos ou renda mínima a motoboys, além de ter apoiado na Alesp a redução do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para combustíveis, entre outras medidas.


alesp