Deputado trata da obra de acesso ao Quilombo Bombas de Iporanga
29/08/2023 15:28 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Simão Pedro
O Deputado Simão Pedro foi recebido nesta segunda-feira (28) pela Secretária Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Natália Resende Andrade, para discutir a obra de acesso à comunidade quilombola de Bombas, no município de Iporanga, no Vale do Ribeira. Participaram também da audiência Jônatas Trindade, subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, José Messina, assessor parlamentar da Secretaria e Ronaldo Ribeiro, assessor parlamentar do mandato.
A secretária informou que esteve na comunidade há 20 dias e que solução para o acesso do Quilombo de Bombas já está em andamento. Autorizou algumas intervenções de melhorias no caminho, contratou a EIA-Rima, estudo de impacto ambiental, condição para o licenciamento ambiental junto a CETESB para atender à reivindicação da comunidade, pois será necessário a supressão vegetal em área de Floresta para estabelecer um novo traçado.
Simão Pedro agradeceu à Secretária pelas informações e colocou o mandato à disposição para acompanhar o andamento do processo, bem como a eventual necessidade da indicação de recursos Em julho, em visita ao Vale do Ribeira, o deputado se reuniu com lideranças quilombolas e ambientalistas do ISA- Instituto Sócio Ambiental e do EAACONE - Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira, para tratar das demandas da comunidade que reúne cerca de 30 famílias.
A resistência e a luta da comunidade quilombola de Bombas pela titulação do seu território, pelas garantias dos modos tradicionais de viver e principalmente pela garantia de acesso à moradia, energia elétrica, saneamento básico, saúde e educação já perduram por mais de duas décadas.
Nesse contexto, mesmo a decisão judicial de 2015, em decorrência da Ação Civil Pública que buscava garantir a construção de uma via de acesso até a comunidade, ainda não foi cumprida.
A comunidade quilombola de Bombas em Iporanga é uma das mais isolada do Estado de São Paulo. Formada há mais de 100 anos, as famílias sempre praticaram a agricultura de subsistência e viveram assim, mas a partir dos anos 80 com as ações de implementação dos limites do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira),criado por decreto, de 1958, foram impostas restrições ao modo de vida e de produção do quilombo.
"A comunidade do Quilombo de Bombas vive inadmissível situação de marginalização, em pleno Século XXI, desprovida de direitos sociais básicos e impedida de usufruir de políticas públicas especiais voltadas à população etnicamente diferenciada." ressalta o parlamentar.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações