Comissão de Turismo da Alesp ouve secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena

Reunião do colegiado ocorreu nesta terça-feira, 12; gestor destacou que o turismo atrai grandes negócios, renda e emprego
12/09/2023 16:25 | Comissões | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Turismo desta terça, dia 12<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sebastião Santos na Comissão de Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Corrêa Jr na Comissão de Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Dr. Elton na Comissão de Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308551.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Tomé Abduch na Comissão de Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308553.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu, na manhã desta terça-feira (12), para ouvir a prestação de contas da gestão do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, conforme previsto na Constituição Federal. Durante o encontro, o gestor considerou o setor como uma 'cadeia econômica' a nível industrial, que atrai negócios, renda, emprego e empreendedorismo para a Grande São Paulo.

Turismo em São Paulo

De acordo com o gestor, Roberto de Lucena, o desenvolvimento do segmento no Estado de São Paulo é atribuído a diversos fatores. Dentre eles, está o fato de SP possuir uma das maiores economias do mundo; estradas e aeroportos com as melhores infraestruturas do país; turismo de proximidade com estados próximos, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso; e possuir fortes turismos rural e religioso.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento representa 10% do PIB mundial e gera cerca de 13% dos empregos no planeta. "A projeção da OMT é de que um em cada três novos empregos no mundo serão gerados do turismo até 2032. No Estado de São Paulo, isso representa que cerca de dois milhões de empregos vêm do turismo. Somente neste ano [2023], foram criadas cerca de 28 mil vagas diretas e 56 mil indiretas no primeiro semestre", declarou Lucena.

O turismo paulista se desenvolve em um ambiente formado por 70 estâncias, 141 Municípios de Interesse Turístico (MITs) e quatro distritos turísticos. "Nós temos um ambiente virtuoso para o desenvolvimento do turismo e isso também se deve ao esforço da Alesp em concretizar projetos relacionados aos MITs ao longo das décadas", complementou o gestor.

Roberto de Lucena também listou alguns compromissos assumidos pelo governo para impulsionar o turismo, tais como a consolidação de São Paulo como destino internacional e de negócios; a ampliação do turismo doméstico com a criação de roteiros regionais que possam ser divulgados nacional e internacionalmente; valorização do turismo de natureza a partir da conservação e recuperação de parques estaduais e paisagens naturais; repasse de recursos para estâncias paulistas e MITs; incentivo à formação e qualificação de profissionais do setor turístico; e ampliação do acesso ao crédito para o crescimento da área.

"No primeiro semestre deste ano [2023], houve um fluxo total de passageiros acima de 16% nos principais aeroportos estaduais [Guarulhos, Congonhas e Viracopos]. A estimativa é que o turismo trouxe uma participação de cerca de 9% do PIB para o Estado", pontuou o secretário de Turismo e Viagens.

Declarações

O presidente da Comissão, Paulo Corrêa Jr., declarou que o pensamento do secretário de Turismo e Viagens está alinhado a todos os membros desta Comissão. "Parabéns pelo seu empenho e dedicação em mostrar nosso Estado como um dos melhores do nosso país", afirmou. O deputado agradeceu e reconheceu o trabalho do secretário e sua disposição em divulgar e aprimorar o trabalho de turismo no Estado.

"Se precisamos gerar empregos, vamos fazer isso no setor de serviços, onde está o turismo, que é o novo 'petróleo', é onde estão as grandes oportunidades para que possamos gerar emprego e renda", disse o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

"Enxergamos a necessidade de uma força-tarefa junto com esta Comissão para conseguir adequar o que é necessário para fomentar o turismo na nossa região. Muitas de nossas regiões, principalmente no Estado de São Paulo, não têm capacidade técnica para estabelecer, de pronto, empresas na área de tecnologia, mas a maioria delas tem a possibilidade de fazer trabalhos na área do turismo. Vejo também uma saída mais rápida para algumas cidades pequenas, como Campinas e São José dos Campos, que podem gerar riqueza e melhor distribuição de renda, por meio do fomento ao turismo", comentou o parlamentar Dr. Elton.

Já o deputado Rui Alves questionou ao secretário se atualmente já houve uma retomada do turismo tal como era antes da pandemia. "O setor já se recuperou e foi disparadamente o mais afetado. Ele recebeu o acolhimento do Estado brasileiro para sobreviver durante a pandemia. Embora ainda enfrente algumas dificuldades, hoje, já não falamos mais de recuperação, porque já recuperamos os índices e patamares anteriores à pandemia. Nós já estamos falando de crescimento", respondeu Lucena.

Encerramento

Roberto de Lucena encerrou a reunião agradecendo o convite da Comissão para que ele pudesse prestar as contas dos trabalhos da Pasta e disse que está otimista com o momento que o turismo estadual está vivendo, devido aos grandes eventos, que têm impulsionado a rede hoteleira e a economia.

"Estou otimista também, porque temos, pela primeira vez na Alesp, uma Comissão de Turismo, que demonstra que a Assembleia valoriza o setor e entende que ele pode ser a alavanca para São Paulo e para o mundo", finalizou.

Presenças

A sessão extraordinária foi presidida pelo deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD) e contou com a presença dos parlamentares Sebastião Santos (Republicanos), Dr. Elton (PSC), Rui Alves (Republicanos) e Tomé Abduch (Republicanos).


alesp