Deputada visita cooperativa de reciclagem que garante renda a mulheres chefes de família

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
26/02/2024 17:04 | Atividade parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini

Em série de compromissos em Santa Bárbara d?Oeste, deputada participou de reuniões sobre o enfrentamento à violência doméstica, mulheres na política e acesso à saúde

A deputada estadual Ana Perugini (PT), vice-presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa de São Paulo, visitou a cooperativa de reciclagem Juntos Somos Fortes, que garante dignidade e renda a mais de 30 pessoas, a maioria mulheres, no Distrito Industrial II de Santa Bárbara d?Oeste, município da Região Metropolitana de Campinas. A visita à Central de Triagem ocorreu na manhã de sexta-feira (23) e fez parte de uma série de cinco agendas que a parlamentar cumpriu na cidade.

Na cooperativa, Ana foi recebida pela vereadora Esther Moraes (PL), uma das idealizadoras do projeto, a presidente Elisabete Matos, o fundador Antônio Carlos Viana de Barros, Carlinhos Viana, o secretário da unidade, Alex Andrade, e o presidente do PT local, Luis Vanderlei Larguesa.

Em reunião com os gestores, a deputada entendeu o funcionamento da cooperativa, avaliou medidas para ampliação do faturamento, redução do impacto de encargos como INSS e reafirmou seu compromisso de trabalhar pela regulamentação da profissão de catador de material reciclável e pelo fortalecimento do setor de reciclagem no Estado de São Paulo.

Em seguida, a parlamentar caminhou pela Central de Triagem e conversou com mulheres que trabalham na esteira de separação de materiais, a maioria arrimos de família. De acordo com dados do IBGE, 48% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres.

O segundo compromisso da deputada em Santa Bárbara ocorreu na Câmara Municipal. Na sede do Legislativo barbarense, Ana Perugini participou de um encontro na Procuradoria da Mulher, coordenada pelas vereadoras Esther Moraes e Kátia Ferrari (PV).

Também participaram da reunião a vereadora Rai de Almeida (PT), de Piracicaba, a subinspetora da Guarda Municipal Juliana Tavares Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal da Mulher e responsável pelo programa Anjo da Guarda da Mulher, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fernanda Fachine, a conselheira estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Awdrey Kokol, além de advogadas que atuam na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica.

Durante o encontro, Ana Perugini informou que, no ano passado, pediu ao Ministério Público a elaboração de um protocolo para recebimento e encaminhamento de denúncias de violência política contra vereadoras. "Em muitos municípios, essas parlamentares têm dificuldades de levar adiante denúncias, apurações e punições, tendo em vista as relações de poder local", explicou a deputada.

Da Procuradoria da Mulher, a parlamentar seguiu para a Rádio Brasil, onde participou do programa Espaço Aberto, comandado pelo radialista e vereador Nilson Araújo.

Após a entrevista, a deputada se dirigiu à sede do SindProSBO (Sindicato dos Professores de Santa Bárbara d?Oeste), onde foi recebida para um almoço pelas professoras Fernanda Feliciano, Gisele Ramires e Soraya Faria, diretoras da entidade.

A parlamentar deu sequência à agenda no Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição. Na associação, Ana foi recebida pelo novo presidente da entidade, o ex-vereador Antônio Pereira, pela assistente social Danieta Silva, e pelas irmãs Geni e Erica, responsáveis pela coordenação das atividades.

A associação atende crianças por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), além atuar no enfrentamento à violência doméstica, com acolhimento, cursos de qualificação para mulheres e um espaço para atendimento a homens agressores.

A vice-presidenta da Comissão da Mulher da Alesp encerrou a agenda na Rede Feminina de Combate ao Câncer. A entidade atua na prevenção e acolhimento de portadores de câncer e seus familiares. Ana foi recebida pela superintendente Carla Eliana Bueno.