Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada será realizado em São José dos Campos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
20/05/2024 16:01 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Sebastião Santos

Um dos principais eventos que marca o ciclismo internacional valendo índice para os Jogos Olímpicos de Paris, será disputado nesta semana de 20 a 26 de maio, em São José dos Campos. O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPCiclismo) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Ecopistas e Artesp, onde reunirá ciclistas de 31 países para as disputas de Contrarrelógio Individual e Resistência.

O responsável pela articulação juntamente ao Governador Tarcísio de Freitas e ao vice-Governador, Felício Ramuth, na indicação dos recursos para realização do evento, o deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos), que é presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Cicloviária, pontuou sobre a importância do retorno da realização do evento em nível internacional. "O Estado de São Paulo volta a sediar uma prova no patamar internacional, reunindo 31 países, para disputa de diversas categorias nas modalidades contrarrelógio individual e resistência. Apoiamos o ciclismo e batalhamos para que esse esporte se torne cada vez mais reconhecido mundialmente", comentou.

Sebastião destaca ainda a parceria do Governo Estadual e a Federação Paulista de Ciclismo, na indicação de São José dos Campos para realização do campeonato. "Estivemos diversas vezes com Governador Tarcísio e com o Vice Ramuth, destacando a importância desse evento em nível internacional, além de movimentar o esporte, o turismo ganha destaque mundial sobre o nosso Estado", disse.

O presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio Facex, ressaltou o apoio e empenho do deputado Sebastião Santos junto ao Governo Estadual. "Queremos destacar e agradecer o Governo do Estado de São Paulo e o deputado e presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Cicloviária, Sebastião Santos, um verdadeiro amigo do ciclismo, pelo apoio para a realização deste grande evento", diz.

O campeonato contará com 357 atletas das categorias Elite Masculino, Elite Feminino, Sub-23 Masculino, Júnior Masculino e Júnior Feminino. Será uma semana intensa para o ciclismo, com disputas que prometem elevar o nível técnico dos competidores. A arena do evento, na qual ocorrerão as largadas e chegadas, será na Via Cambuí, em frente a Faculdade Humanitas.

O Brasil terá a maior delegação, com 30 ciclistas, seguido do Chile, com 27, Colômbia e Equador, ambos com 26, e Panamá, com 24. As demais nações confirmadas são: Bolívia, República Dominicana, Costa Rica, Uruguai, Belize, Argentina, Porto Rico, México, Guatemala, Nicarágua, Cuba, Peru, Estados Unidos, Jamaica, Paraguai, Venezuela, Bermudas, El Salvador, São Vicente e Granadinas, Anguila, Dominica, Ilhas Cayman, Granada, Ilhas Virgens, Honduras e Guiana.

Entre os favoritos estão os brasileiros: Igor Molina, atleta do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, Wellyda Rodrigues, atleta da equipe de Pindamonhangaba Cycling Team, Ana Paula Polegatch, atleta da equipe de Pind amonhangaba (UniFunvic), Nicolas Sessler, André Gohr, Kleber Silva e Ana Vitória Guimarães.

Já entre os ciclistas internacionais estão: Pier-Andre Cote (Canada), Vicente Rojas (Chile), Skyler Schneider (EUA), Kevin Navas (Equador), Marian Londono (Colômbia), Hector Quintana (Chile), Amber Nebem (EUA), Robinson Rincon (Colômbia), Juliana Londono (Colômbia).

Percurso da prova

O percurso básico das provas de Resistência sai da arena montada na Via Cambuí, em frente à Faculdade Humanitas, e os atletas seguirão até o trevo do Bairro Putim, entrando na Rodovia dos Tamoios (SP099) no km 7. Dali, seguem pelas Rodovias Carvalho Pinto e Ayrton Senna (SP070) e até saída para a Rodovia Presidente Dutra. Para o retorno, os atletas virão das Rodovias Carvalho Pinto e Ayrton, adentrando a Rodovia dos Tamoios pela Pista Norte, e no km 7, mais 900 metros, Norte. No acesso ao Bairro São Judas, acessam a área urbana, seguindo até a via Cambuí, onde estará montada a estrutura de chegada, defronte à Faculdade Humanitas.