Ciclo de debates sobre relações de trabalho e saúde mental é lançado pelo ILP
10/06/2024 18:12 | Saúde Mental | Rafael Sotero Garcia - Imagens: Reprodução Agência Alesp
O ?Ciclo de Conferências: Relações de Trabalho e Saúde Mental?, promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), teve início nesta segunda-feira (10). O primeiro encontro abordou a importância do cuidado com a saúde mental do trabalhador e a busca por relações mais saudáveis nesses ambientes.
Mencionando a Constituição Federal, o palestrante e juiz do Trabalho, Marcelo Azevedo, abordou o tópico do direito à integridade física e moral que, por vezes, é violado no ambiente de trabalho.
?O dano à saúde do ser humano, seja física ou mental, não pode ser justificado por uma finalidade, como o lucro de uma empresa. Isso viola a dignidade da pessoa e o valor social do trabalho, que são princípios fundamentais da Constituição?, explicou Marcelo.
Ainda sobre a Constituição, o palestrante expôs que para todo direito existe uma obrigação. Portanto, para o direito da integridade do trabalhador existe o dever do empregador de manter o ambiente de trabalho saudável.
Ansiedade
A coordenadora do ciclo e juíza de Direito titular da 4ª Vara de Acidentes do Trabalho, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Heliana Hess, abriu o debate explicando a importância de tratar o tema, ressaltando os impactos no trabalhador. Ela ainda trouxe um número que chama a atenção: 26% dos brasileiros sofrem de ansiedade no ambiente de trabalho.
?Os transtornos mentais surgem de muitos fatores no ambiente de trabalho. Podem ser provocados pela sobrecarga, falta de motivação e muitos outros motivos, desencadeando quadros de ansiedade e burnout, por exemplo?, disse Heliana, amparada por dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). ?Por isso é tão importante debater o tema?, reforçou a coordenadora.
Cartilha da Alesp
Neste âmbito, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo trabalha, por meio do ILP, para melhorar os ambientes de trabalho dentro e fora do Parlamento. ?Desde a publicação de sua cartilha comportamental e da implantação do canal de denúncias a respeito de questões de assédio no ambiente de trabalho, a Alesp vem provando estar mais preocupada com a manutenção de ambientes saudáveis para os seus colaboradores. Um ciclo como esse promovido pelo ILP se integra perfeitamente a essas preocupações?, afirmou Natacha Jones, diretora executiva do ILP.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Iniciativas internacionais pautam debate na Alesp sobre mudanças climáticas
- ILP debate importância estratégica da paradiplomacia para o Estado de São Paulo
- Curso na Alesp analisa o papel do Legislativo nas relações internacionais
- ILP traz debate sobre aviação civil e seminário sobre direito eleitoral em novembro
- Revista do ILP apresenta desafios do envelhecimento e efeitos das apostas no Brasil
- Parceria entre Alesp e TCE-SP ampliará capacitação de gestores municipais.
- ILP debate soluções para população em situação de rua no estado de São Paulo
- Seminário do ILP e Ipem-SP debate ações para impulsionar inovação na gestão pública
- Em Brasília, ILP e Abrig lançam dicionário pioneiro sobre Relações Institucionais e Governamentais
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Alesp aprova absorção de funcionários da CPTM por órgãos da Administração Pública
- ILP abre espaço para produção universitária
- Cuesta de Botucatu une patrimônio geológico, proteção ambiental e geoturismo no Centro-Oeste de SP
- Resgate da história ferroviária e cultural de Paranapiacaba atrai turistas no ABC Paulista
- CPI vê falhas no controle de materiais contaminantes e pede nova investigação em relatório final
- Museu da B3 guarda acervo centenário que conta história do desenvolvimento financeiro brasileiro
- Agosto Lilás reforça proteção à mulher vítima de violência e responsabilização do agressor
- Campos do Jordão encanta com programação cultural em meio à Serra da Mantiqueira
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações