Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres
24/07/2024 12:17 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid
O Poder Executivo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), lançou uma campanha educativa com o intuito de alertar a comunidade sobre os riscos no trânsito. Esta iniciativa, que recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (União), também visa promover a redução de mortes de pedestres registradas no Estado de São Paulo.
Ex-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa (Alesp), o parlamentar disse que a campanha educativa também surgiu como resultado das reivindicações que apresentou ao governo para a diminuição do número de acidentes nos municípios. "Desde 2015, por exemplo, o número de acidentes fatais só na capital se aproxima de mil", disse.
Edmir Chedid lembrou que, sem carroceria ou qualquer outra estrutura que o proteja, o pedestre ainda é a parte mais vulnerável no trânsito, ao lado de ciclistas e de motociclistas. "Por esse motivo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a prioridade na via é de quem está a pé. Mas, infelizmente, essa determinação nem sempre tem o respeito devido do condutor", afirmou.
A campanha educativa do governo estadual traz peças publicitárias com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, primeira parte de uma ampla política que concentra esforços do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital (SGGD), pelos próximos anos. Em diversas mídias, a iniciativa terá três fases; e, no fim, contará com ações de reforço e de fiscalização.
"Numa das fases, que ocupará 20% do período de exibição e circulação das iniciativas e peças publicitárias, o foco será justamente o fim das férias. As outras duas fases, cada uma com 40% da mídia prevista para essa campanha educativa, terão motoristas e pedestres como foco. O slogan diz que ?Toda faixa de pedestres é um sinal. Sinal de respeito?", destacou o parlamentar.
Com uma ampla estratégia de divulgação, que inclui jornal impresso, mídia digital e externa (mobiliário urbano), rádio e televisão, a campanha educativa terá ainda um "Dia D", no Dia Internacional do Pedestre (08 de agosto), com diversas atividades de conscientização desenvolvidas nas principais vias urbanas. "Também contamos com o importante apoio dos nossos municípios", concluiu.
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações