Frente Parlamentar e USP lançam Observatório de Transformação Digital
12/08/2024 12:29 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino
Iniciativa inédita vai monitorar e promover o desenvolvimento em tecnologia e inovação dos municípios paulistas
No próximo dia 15 de agosto, às 15h, será lançado o próximo dia 15 de agosto, às 15h, será lançado o Observatório de Transformação Digital do Estado de São Paulo, uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Inova USP, e da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho. O evento terá a presença de diversas autoridades para o início das atividades dessa iniciativa inédita que também foi viabilizada com a destinação de R$ 400 mil de emenda impositiva do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) para o Inova USP.
O Observatório que vai monitorar o desenvolvimento da tecnologia e da inovação nas cidades paulistas é resultado da união dos trabalhos desenvolvidos por todos os integrantes da frente, coordenada pelo deputado Marcolino, desde o ano passado. "O apoio às ações que podem beneficiar a sociedade por meio do conhecimento acadêmico produzido na universidade pública, como a USP, é o objetivo dessa frente preocupada também com a inclusão social que o avanço das cidades deve proporcionar", disse o deputado Marcolino.
A transformação digital dos municípios e a inclusão social e econômica dos cidadãos nesse processo são necessidades que passam a ser atendidas em todo o estado com as análises que serão feitas pelo Observatório. "Não há um setor que a inovação esteja ausente. Ela está presente de maneira geral na economia, saúde, educação, esporte, indústria e os setores de serviços e do comércio migrando cada vez mais para o meio eletrônico e digital. Isso torna necessário o desenvolvimento das cidades, a capacitação dos jovens, a qualificação dos profissionais que já estão no mercado de trabalho e nos serviços públicos", afirmou o deputado Marcolino.
Com esse convênio da Frente com a Inova USP as cidades poderão conhecer, se preparar e aplicar essa tecnologia desenvolvida no país por uma das melhores universidades do mundo, que é a USP. "Haverá melhoria da gestão municipal na aplicação das políticas públicas também impactadas pela inovação tecnológica. O resultado será um ganho extraordinário para a Administração Pública e para o povo paulista", afirmou.
Desde que instituiu a Frente, o deputado Marcolino tem buscado a união de todas as iniciativas e proporcionar o acesso à tecnologia, às oportunidades de emprego e o Observatório é um grande salto na inclusão digital. Além da atuação legislativa na reformulação e atualização das leis do setor de tecnologia e inovação, a Frente Parlamentar, que é suprapartidária, destaca projetos de implementação de soluções que são fundamentais para o engajamento dos atores e instituições do estado de São Paulo.
No lançamento do Observatório estarão presentes autoridades do poder público federal, estadual e municipal, além de Consórcios Intermunicipais e representantes de comunidades do estado de São Paulo, que são o público-alvo do Observatório. Estão convidados atores e entidades do ecossistema de inovação paulista.
INDICADORES E RESULTADOS
O deputado Luiz Claudio Marcolino destaca que com as ações do Observatório poderá ser implementado um processo de indicadores para a mensuração do processo de transformação digital no estado. Esses indicadores serão aplicados antes e depois em uma determinada região, município ou comunidade, fornecendo dados claros sobre o impacto da transformação digital realizada.
"O processo do Observatório será em ciclos. Cada ciclo define uma prioridade dos municípios e das comunidades. Assim, é criada a definição das soluções e o formato de aquisição específico, com a participação de todos os atores regionais. Cada ciclo desenvolve uma nova demanda, uma nova necessidade, e define também os processos de participação, aquisição e implementação de cada um deles. Por isso, é importante a participação de todos os atores do estado de São Paulo, incluindo universidades, parques tecnológicos, municípios e comunidades, para que a transformação digital se concretize definitivamente no estado de São Paulo, gerando inclusão social, digital e econômica", ressalta o deputado.
Dessa forma, os gestores municipais terão acesso às ferramentas para ampliar as condições para aplicarem diferentes tecnologias que permeiam os conceitos das Cidades Inteligentes, de forma a beneficiar a administração e a população.
A Frente Parlamentar deu voz a diversos movimentos em andamento em todo o estado de São Paulo. Em conjunto com instâncias governamentais ligadas ao tema, a Frente mobiliza atores e instituições, com o objetivo de trabalhar para melhorar e criar leis para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado, bem como a inclusão de todos os segmentos da sociedade na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
INTEGRANTES DO OBSERVATÓRIO:
Atualmente, fazem parte da estrutura de base do Observatório as seguintes entidades:
· Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho no Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado Luiz Claudio Marcolino na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e formada por grupos de trabalho com atores dos ecossistemas de inovação.
· ABESE - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - que, auxiliará a conexão das empresas de segurança eletrônica e de setores adjacentes de tecnologia na transformação digital dos municípios);
· "ONA Favela Tech" - que ajudará na mobilização das comunidades do estado;
· Rede Nacional de Consórcios Municipais - que engajará os municípios nas ações de transformação digital do estado de São Paulo;
· Fórum Brasileiro de Internet das Coisas - que mobilizará as entidades relevantes na questão do IoT, definindo boas práticas e padrões na utilização dos dispositivos que serão usados na transformação digital dos municípios do estado de São Paulo.
· Os Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo também serão convidados a participar no processo de engajamento e entrega das soluções aos municípios e comunidades.
SOBRE OS PARCEIROS:
O Inova USP é um ambiente que articula iniciativas de inovação e empreendedorismo para dinamizar a interação entre a Universidade de São Paulo (USP), instituição pública, com a sociedade.
A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho é coordenada pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) e atua para que os municípios possam ter acesso às tecnologias que vão melhorar o atendimento, o acesso aos serviços públicos e à políticas públicas a todos os cidadãos paulistas, a oportunidade de qualificação, capacitação para a promoção da inclusão digital. Também avalia as legislações vigentes e propõe atualizações necessárias no arcabouço jurídico do setor para o estado de São Paulo.
A Frente Parlamentar é a associação de deputados, de caráter suprapartidário, que promove em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos e privados, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o estado de São Paulo do setor que é nomeada, no caso dessa frente, a Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho.
Na Alesp, o deputado Marcolino também coordena a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas e Consórcios Intermunicipais do Estado de São Paulo e a Frente Parlamentar polo Desenvolvimento à Proteção da Pesca Artesanal e à Aquicultura no Estado de São Paulo.
SERVIÇO:
Evento: Lançamento do Observatório de Transformação Digital - parceria da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho e a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Inova USP
Data e hora: Dia 15/08, às 15h
Local: Inova USP
Endereço: Avenida Professor Martins Rodrigues, 370 - Butantã/SP
Notícias relacionadas
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações