Audiência pública debate Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, no Interior de SP
27/08/2024 17:08 | Preservação | Gabriel Sanches ? Fotos: Bruna Sampaio
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (27), uma audiência pública para debater a defesa do patrimônio histórico do município de Piracicaba, no Interior de São Paulo. Proposta pela deputada Professora Bebel (PT), a reunião trouxe um diagnóstico da relação entre a cidade e o Rio Piracicaba, além de pautar políticas públicas em direção à preservação da cultura, da história e de sua integração ao ecossistema da região.
Projetos imobiliários na cidade foram alvo de questionamentos na audiência pública. Um deles, que pretende construir 440 unidades residenciais, está "intrinsecamente ligado à história da cidade?, alertaram os participantes.
A deputada Professora Bebel comentou sobre os recentes projetos de edificação no município, que ela entende como ?incompatíveis com a arquitetura municipal e prejudiciais ao meio ambiente urbano". "A iniciativa privada deve se adequar à arquitetura histórica?, afirmou.
Reconexão
Durante o evento, foi apresentado o Projeto Beira Rio em Piracicaba. A iniciativa é voltada para a revitalização das margens do Rio Piracicaba, com o objetivo de recuperar áreas degradadas, promover turismo e lazer e valorizar o patrimônio natural e histórico da cidade. A proposta inclui a criação de espaços públicos, como parques, áreas de convivência e ciclovias, além de ações de conservação ambiental e controle de enchentes.
?A revitalização busca reconectar a população ao rio, transformando a área em um ponto de encontro e valorizando a identidade cultural e ambiental de Piracicaba?, contou Fábio Guimarães Rolim, arquiteto do projeto.
Na mesa do evento também estiveram presentes: Pablo Carajol Delvage, historiador; Carolina Mello, arquiteta; Danilo Nunes, superintendente do Iphan SP; Juan Sebastianes, professor; Andrea Tourinho, arquiteta; Bartira Mendes, arquiteta; e Alessandro Azevedo, coordenador do Ministério da Cultura.
Veja a galeria de fotos do evento
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- 50 anos: seminário marca aniversário de lei que protege mananciais no estado
- Combate ao tráfico de animais: código de proteção completa 20 anos
- Ato na Guarapiranga abraça represa que abastece 4 milhões de paulistas
- Cultura, identidade e cidadania: o papel transformador dos museus em SP
- Ciclo de debates promovido pelo ILP e Abrig apresenta boas práticas em benefício do meio ambiente
- Proposta da Alesp que traz melhorias ambientais e sociais para a Bacia do Guarapiranga vira Lei
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Alesp aprova absorção de funcionários da CPTM por órgãos da Administração Pública
- ILP abre espaço para produção universitária
- Cuesta de Botucatu une patrimônio geológico, proteção ambiental e geoturismo no Centro-Oeste de SP
- Resgate da história ferroviária e cultural de Paranapiacaba atrai turistas no ABC Paulista
- CPI vê falhas no controle de materiais contaminantes e pede nova investigação em relatório final
- Museu da B3 guarda acervo centenário que conta história do desenvolvimento financeiro brasileiro
- Agosto Lilás reforça proteção à mulher vítima de violência e responsabilização do agressor
- Campos do Jordão encanta com programação cultural em meio à Serra da Mantiqueira
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações