Artesp aprova projeto para pista de acesso ao Distrito do Taboão

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
28/08/2024 12:22 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Marcos Damasio

Deputado Marcos Damasio se reuniu com representantes da Artesp para cobrar o andamento da demanda

Está aprovado o projeto funcional apresentado pela concessionaria Ecopistas para a construção de uma pista marginal na Rodovia Ayrton Senna, com acesso direto ao Distrito do Taboão. A informação foi confirmada pelo diretor de Operações da Artesp, Santi Ferri, ao deputado Marcos Damasio, em audiência realizada hoje (dia 27/08) na sede da Agência de Transportes.

De acordo com o diretor, o projeto executivo já está sendo elaborado - o documento é necessário para a definição dos custos finais da obra, áreas a serem desapropriadas e demais intervenções necessárias. A expectativa é que todo o processo - incluindo aprovação governamental e jurídica - seja concluído até o segundo semestre de 2025.

"Superamos mais uma etapa muito importante, que é a aprovação do projeto funcional apresentado pela Ecopistas, que realizará a obra. Seguimos com a elaboração do projeto executivo. Finalizado, será encaminhado para aprovação da Secretaria de Parcerias e Investimentos e aditamento do contrato com a concessionária para a execução das obras", explicou Ferri.

O projeto prevê a construção de uma pista marginal na Rodovia Ayrton Senna, sentido São Paulo, com duas faixas de tráfego e calçadas, totalizando 7,2 quilômetros de extensão. Está previsto a implantação de duas rotatórias e dois viadutos sobre as linhas férreas da MRS. O acesso à marginal será no km 46 da rodovia, próximo à fábrica da GM.

Três intersecções ligaram a marginal ao distrito: uma rotatória na estrada municipal Recanto da Floresta; uma rotatória na estrada municipal Takeo Matsumoto (próximo à empresa Santa Fé); e um entroncamento na estrada municipal Mauro Auricchio.

"Avançamos mais uma etapa para garantir o pleno desenvolvimento do Distrito do Taboão - uma das poucas áreas onde ainda é possível investir e desenvolver áreas industriais no Estado de São Paulo. É uma luta antiga nossa e seguiremos trabalhando até que o acesso será efetivamente construído", declarou o deputado Marcos Damasio.

Participaram da audiência o diretor da Agestab (Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão), José Amilton Pessoa; e o vereador mogiano Clodoaldo de Moraes.