Audiência Pública "Agosto Dourado: Direito à Amamentação em São Paulo"

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
28/08/2024 12:33 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria das deputadas da Bancada Feminista

Compartilhar:

Deputada Paula da Bancada Feminista (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333359.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mandado coletivo da Bancada Feminista do PSOL, formado por cinco mulheres negras na Assembleia Legislativa de São Paulo realizam nesta quarta-feira, 28 de agosto, a partir das 16h, na ALESP, Audiência Pública "Agosto Dourado: Direito à Amamentação em São Paulo". O objetivo é fomentar a discussão sobre a importância da amamentação e da criação de políticas públicas que garantam esse direito às pessoas que amamentam

Em celebração ao "Agosto Dourado", mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o evento reunirá especialistas, autoridades e ativistas para discutir os desafios e as conquistas relacionadas à amamentação no estado. A audiência pretende responder algumas perguntas: quais são as condições objetivas que uma pessoa que amamenta tem para garantir essas recomendações desde o parto? Existem políticas públicas de incentivo à amamentação em São Paulo? Qual é o papel dos profissionais responsáveis pelo atendimento de gestantes e bebês na garantia da amamentação?

Recentemente Paula foi mãe e sabe da importância do aleitamento materno: "a amamentação é reconhecida mundialmente como uma prática essencial para a saúde e o desenvolvimento das crianças. No entanto, sabemos que as pessoas lactantes enfrentam desafios consideráveis para amamentar, seja por falta de apoio, informações adequadas ou por barreiras sociais e culturais", afirma Paula Nunes codeputada da Bancada Feminista.

Profissionais que vão participar da audiência:

Tiacuã Fazendeiro - Médica pediatra e co-criadora da Semana de Apoio à Amamentação Negra no Brasil;

Renata Silva - Consultora de amamentação, obstetriz, e gerente da Casa Caeté;

Juliana Miranda - Enfermeira e coordenadora do Banco de leite humano do Hospital Vila Nova Cachoeirinha;

Marta Carolina - Fonoaudióloga e trabalhadora da rede pública de saúde;

Renara Araújo - Assessora técnica da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens/ Ministério da Saúde.

A campanha do Agosto Dourado é estabelecida no Brasil pela Lei Federal n°13.345/17, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno um "alimento de ouro" e recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses de idade. Mesmo após a introdução alimentar complementar, recomenda-se que os bebês sigam sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos de idade.

A audiência é uma oportunidade para a sociedade civil, profissionais da saúde e representantes do governo dialogarem sobre as melhores práticas e políticas públicas que possam fortalecer o apoio à amamentação em São Paulo. O evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar.

"O nosso mandato tem como preocupação o cuidado com os bebês e crianças e em junho, aprovamos na ALESP o nosso Projeto de Lei [1302/2023], que estabelece a instalação de fraldários em todos os prédios públicos estaduais. Esses fraldários teriam espaços garantidos para amamentação, estamos aguardando a sanção do governador",afirma Paula Nunes codeputada da Bancada Feminista.

Serviço:

Evento: Audiência Pública "Agosto Dourado: Direito à Amamentação em São Paulo"

Data: 28 de agosto, quarta-feira

Horário: 16h

Local: Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo - ALESP

Endereço: Avenida. Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema


alesp