Deputada solicita ao TJ fim de entraves no Cadastro Ambiental Rural
19/02/2025 11:25 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela
Produtores apontam dificuldades nos procedimentos registrais de imóveis rurais em face da exigência prévia de inscrição no cadastro
Uma reunião foi realizada nesta terça-feira, dia 18, para debater os principais entraves do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Articulada pela deputada estadual Delegada Graciela, a reunião teve como ponto principal questões relacionadas como a demora na análise, inconsistências no sistema e dificuldades para a regularização ambiental.
A reunião contou com a participação do desembargador Francisco Eduardo Loureiro (corregedor geral da Justiça), Luciana Tucoser (Chefe de Gabinete do Secretário do Meio Ambiente); Antônio Goto (Assessor Jurídico da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), Luís Gustavo Ferreira (Secretaria da Agricultura); Wladimir Belisário Junior (Assessor Jurídico da Deputada Delegada Graciela); Dra. Camila de Jesus Mello Gonçalves (Juíza Assessora da Corregedoria), Dra. Stefânia Costa Amorim Requena (Juíza Assessora da Corregedoria), e Dra. Cristina Aparecida Faceira Medina Mogioni (Juíza Assessora da Corregedoria).
Na ocasião, a deputada Graciela solicitou que fosse revisto o Provimento CG Nº 25, DE 2023 da Corregedoria Geral, de modo a se retirar a exigência de aprovação e a consequente inscrição no Cadastro Ambiental Rural - CAR, bastando o seu protocolo, para a realização dos procedimentos de registro e/ou averbação de imóveis rurais, pelos Oficiais de Registro de Imóveis.
"Em visitas aos municípios do interior do Estado tenho sido abordada por diversos proprietários de imóveis rurais relatando problemas para proceder ao registro de georreferenciamento, registro de compra e venda de frações de imóvel e demais atos registrais, uma vez que os Cartórios de Registro de Imóveis, mencionando o Provimento CG Nº 25/23, mais especificamente o item 123.6. do Capítulo XX do Tomo II, das Normas de Serviço da Corregedoria Geral de Justiça, alterado pelo mencionado Provimento, têm exigido que os correspondentes Cadastros Ambientais Rurais - CAR dos imóveis já tenham sido analisados e aprovados pelo órgão competente para proceder aos respectivos registros ou averbações" disse a Deputada.
O dispositivo mencionado, alterado pelo Provimento CG Nº 25/2023, embora pertinentemente, inserido nas Normas de Serviço da Corregedoria, acabou por criar uma "trava" nos procedimentos registrais de imóveis rurais do Estado.
A deputada Graciela apontou que nos casos previstos nos incisos I e II do subitem 123.3, o Oficial de Registro de Imóveis, à vista do número de inscrição no cadastro ambiental rural, deverá verificar se foi feita a especialização da reserva legal florestal aprovada em conformidade com o Demonstrativo da Situação das Informações Declaradas, qualificando negativamente o título em caso contrário. Em decorrência da menção do termo, os Cartórios de Registro de Imóveis, cumprindo a nova norma, passaram a exigir que o CAR já esteja aprovado para proceder à qualquer registro ou averbação.
Porém, essa exigência acabou por criar dificuldades aos produtores e proprietários de imóveis rurais, relatou a deputada Delegada Graciela.
A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, através de seus representantes, ressaltaram as dificuldades de proceder à inscrição dos imóveis rurais no CAR, de forma ágil, em decorrência das especificidades de cada caso, e também pela falta de material humano, dentre outros, dificultando ainda mais a exigência prevista no Provimento. Mas, também se comprometeu a estudar uma norma administrativa da Pasta, para agilizar os procedimentos do cadastro, e também que os proprietários rurais cumpram, em curto prazo, as exigências da legislação ambiental.
No final da audiência, o Corregedor Geral do Tribunal de Justiça apontou que a principal preocupação do órgão ao inserir o dispositivo nas Normas de Serviço, é a de se exigir que os proprietários rurais cumpram a legislação ambiental. No entanto, entendeu o problema e se comprometeu a rever o Provimento CG Nº 25/23 e retirar a exigência da prévia inscrição no Cadastro Ambiental Rural para a realização dos procedimentos pelos Cartórios de Registro de Imóveis cuja ação poderá impactar em todo o Estado de São Paulo.
Notícias relacionadas
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
- Pioneiro, estado de São Paulo avança na proibição de teste em animais
- Salesópolis reforça prevenção ao abuso infantil e ao fortalecimento das entidades sociais
- Deputada leva programa 'Caminhos da Capacitação' para Franca e mais 10 cidades
- HC/Famema inaugura refeitório conquistado por deputada estadual e deputado federal
- Deputado visita Sarutaiá para ouvir demandas da cidade
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações