Alesp recebe exposição de releituras de Portinari feitas por alunos da educação inclusiva

mostra apresenta obras produzidas por alunos da educação inclusiva das escolas estaduais Walter Negrelli, Antônio Carlos Trindade e Professor José Liberatti
13/10/2025 17:34 | Arte | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Exposição segue até o dia 24/10<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mostra está no Espaço Heróis de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebe, entre os dias 13 e 24 de outubro, a exposição "Portinari Plurais - Uma Lição de Amor", no Espaço Heróis de 32. A mostra apresenta obras produzidas por alunos da educação inclusiva das escolas estaduais Walter Negrelli, Antônio Carlos Trindade e Professor José Liberatti, pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de Osasco (Região Oeste).

O projeto propôs que os estudantes realizassem releituras das pinturas de Cândido Portinari, oferecendo um novo olhar sobre a obra do artista modernista a partir das percepções dos próprios alunos.

"Tudo o que a gente pode fazer para ampliar a inclusão é importante", afirmou Adilene Gomes, diretora da Escola José Liberatti, durante a abertura da exposição, realizada na tarde desta segunda-feira (13).

Para Helena Santos, professora da educação inclusiva na escola José Liberatti, a mostra é um exemplo concreto de inclusão: "É uma alegria saber que os alunos estão incluídos de fato, sendo vistos e reconhecidos. É uma lição de amor e a prova de que eles conseguem muito mais."

A professora Jean Clara Souza Godinho, idealizadora do projeto, a importância do projeto e da arte é completar a formação dos alunos na escola. "Não é só saber ler e escrever, é você se identificar como pessoa. É mostrar para eles que a escola é um lugar de descoberta", comentou.

Confira mais fotos

Serviço

Exposição "Portinari Plurais - Uma Lição de Amor"
13 a 24 de outubro
Espaço Heróis de 32 - andar térreo, Alesp

alesp