Alesp recebe aula preparatória para a Prova Nacional Docente

Educadores participaram de atividade voltada ao exame aplicado em todo o Brasil no último domingo (26)
28/10/2025 14:38 | Educação | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Educadores se prepararam para prova<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Giannazi: por mais concursos para professores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, no sábado (25), a última aula do curso de preparação para a Prova Nacional Docente (PND). A iniciativa partiu do deputado Carlos Giannazi (Psol).

Segundo o parlamentar, a avaliação representa um avanço para o fortalecimento do serviço público. "A prova é um instrumento a mais para que estados e municípios realizem mais concursos públicos", afirmou.

A deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP) também participou da atividade. Ela destacou que mais de 50% dos professores da rede estadual paulista trabalham em contratos temporários. "É a primeira vez que o Brasil realiza esse tipo de ação", destacou. O evento contou ainda com a presença do vereador paulistano Celso Giannazi.

Realizada no domingo (26), a PND registrou mais de 1 milhão de inscritos em todo o país, sendo mais de 250 mil apenas no estado de São Paulo. A prova integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento, qualificação e incentivo à docência na educação básica.

O conteúdo do exame tem como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores e a legislação que regula o exercício profissional das áreas avaliadas.

Embora não seja um concurso público, a PND pode ser utilizada por estados e municípios como etapa única ou complementar em processos seletivos para reforçar as suas redes de ensino.

alesp