Exposição fotográfica na Alesp revela história e cultura da Armênia

Mostra celebra 34 anos de independência do país e fica aberta ao público até 5 dezembro, no Espaço Cultural V Centenário, andar Monumental do Palácio 9 de Julho
27/11/2025 16:22 | Arte | Daiana Rodrigues - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Exposição no espaço V Centenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Horário de visitação é das 8h às 20h<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição "Armênia Viva - História, Cultura e Tradição de um povo milenar" até sexta-feira da próxima semana (5). Solicitada pelo deputado Agente Federal Danilo Balas (PL), a mostra reúne vinte imagens do fotógrafo Davit Hakobyan sobre a história, cultura e o povo da Armênia, localizada entre Europa e Ásia. A exposição fica aberta ao público, com entrada gratuita, no Espaço Cultural V Centenário, andar Monumental do Palácio 9 de Julho.

A homenagem é promovida pelo Parlamento Paulista em parceria com a Embaixada da República da Armênia no Brasil, o Consulado Honorário da Armênia em São Paulo e a União Geral Armênia de Beneficiência (Ugab Brasil) para celebrar os 34 anos de independência do país

Um dos destaques da mostra é o registro do genocídio armênio, ocorrido em 1915 pelo Império Turco-Otomano que ocasionou 1,5 milhão de mortes e representa um dos mais trágicos episódios da história do país. Anualmente, no dia 24 de abril, marco do início desta tragédia, pessoas do mundo todo se reúnem diante da chama eterna no Tsitsernakaberd, local do Memorial do genocídio armênio, em respeito à memória das vítimas do episódio.

Os visitantes ainda podem ser apreciar fotografias do GUM, um dos principais mercados com uma grande variedade de produtos locais frescos, do Monte Arata e do Mosteiro de Tatev, dois dos maiores símbolos do povo armênio e do Vardavar, festa que está ligada à deusa da água.

Sobre o artista

Davit Hakobyan estudou arte e fotografia na Universidade Pedagógica Estatal da Armênia e atua como fotógrafo desde 2002. Já foi fotógrafo oficial do presidente da Armênia e, atualmente, é o responsável pela cobertura fotográfica do Parlamento Armênio.

Ao longo de sua carreira, Hakobyan registrou imagens em mais de 60 países, publicou diversos livros e realizou exposições individuais em cidades como Yerevan, Moscou, Varsóvia, Estocolmo, Nova York, Montreal, Buenos Aires e Montevidéu.

Serviço

Exposição: "Armênia Viva - História, Cultura e Tradição de um povo milenar"

Dia: até 05/12

Local: Espaço Cultural V Centenário, andar Monumental

Horário: das 8h às 20h

Entrada franca

Confira as imagens na galeria

alesp