Evento na Alesp destaca trabalho contra fome e feminicídio em Hortolândia

Ato reconheceu atuação do prefeito Zezé Gomes e do delegado José Regino Filho em políticas de segurança alimentar e enfrentamento à violência contra as mulheres
17/12/2025 17:25 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Iniciativas de combate à fome e ao feminicídio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prefeito e delegado de Hortolândia na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana: acesso a direitos fundamentais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Regino: mais de 10 mil medidas protetivas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zezé: problemas menores que avanços <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O trabalho de agentes públicos nas áreas de segurança alimentar e enfrentamento do feminicídio em Hortolândia, município de 243 mil habitantes no Interior paulista, ganhou destaque em evento realizado nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A deputada Ana Perugini (PT) presidiu o ato que homenageou o prefeito reeleito José Nazareno Gomes, conhecido como Zezé Gomes, e o delegado da Polícia Civil José Regino Filho - primeiro responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do município e atual titular do 2º Distrito Policial.

Durante a homenagem, a parlamentar afirmou que políticas hortolandenses de combate à fome, como a implantação do Banco de Alimentos, articulam-se a medidas de proteção às mulheres ao oferecer instrumentos para a superação de vulnerabilidades. "Sem o acesso a direitos fundamentais, as mulheres vão continuar morrendo", ressaltou Ana Perugini. Na sequência, ela destacou que o atendimento policial adequado encoraja as vítimas a buscarem ajuda. "O grande vilão do feminicídio é a mulher enxergar que está enfrentando um problema grave de violência contra si", pontuou.

Abordagem humanizada

Primeiro titular da DDM de Hortolândia, criada em 2022, o delegado José Regino relembrou o trabalho de conscientização dos policiais para assegurar um acolhimento sem julgamentos diante da complexidade da violência doméstica. Ao agradecer a homenagem, Regino destacou os resultados do trabalho desenvolvido na unidade, como a concessão de mais de 10 mil medidas protetivas. "É louvável essa atitude de reconhecer o trabalho da Polícia Civil. Hoje é muito difícil ter esse reconhecimento. A gente não trabalha para tê-lo, mas quando recebemos, ficamos muito honrados", disse o titular do 2º DP.

Integração contra a fome

O prefeito Zezé Gomes declarou que o combate à fome no município resulta de projetos de longo prazo, ancorados em perseverança, continuidade administrativa e trabalho em equipe. O atual gestor hortolandense - que sucedeu o ex-prefeito Angelo Perugini, falecido em 2021 - disse que, para enfrentar a extrema pobreza, a administração municipal integrou o desenvolvimento urbano a políticas de segurança alimentar, como a implantação de hortas em escolas e ações em assentamentos. Segundo ele, embora o crescimento da cidade traga novos desafios, "os problemas hoje são menores" que os avanços obtidos.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão da TV Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens


alesp