Ato solene defende nomeação de concursados da área da saúde

Representantes da categoria apontam necessidade urgente de novas contratações
18/03/2021 18:30 | Solene | Da redação - Foto: Reprodução TV Alesp

Compartilhar:

Ato solene pela chamada dos concursados da saúde em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene pela chamada dos concursados da saúde em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene pela chamada dos concursados da saúde em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene pela chamada dos concursados da saúde em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene pela chamada dos concursados da saúde em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene pela chamada dos concursados da saúde em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene pela chamada dos concursados da saúde em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante solenidade presidida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), representantes de entidades da área da saúde se reuniram em ambiente virtual na tarde desta quinta-feira (18/3) para defender a nomeação imediata dos candidatos aprovados em concursos públicos para o setor.

A enfermeira Ana Cristina Manente, presidente da Associação dos Funcionários do Iamspe (Afiamspe), relatou a defasagem salarial que os servidores da instituição têm sofrido desde 2008, quando deixou de ser ligada à Secretaria da Saúde. "Atualmente o menor salário do Estado de São Paulo é dos trabalhadores do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe)".

Ana Cristina, ainda falou sobre a falta de profissionais de fisioterapia no instituto. "Hoje o quadro de fisioterapeutas não chega a 100 funcionários, estamos num déficit muito grande dessa categoria, e na resposta rápida ao paciente com Covid-19, eles são essenciais".

O enfermeiro Jefferson Capriolli fez um apelo ao governador do Estado para que haja contratação de novos servidores da saúde: "Nesse momento, o trabalhador dessa área não é gasto, mas um grande investimento. O que nós queremos realmente, é que os políticos que nos representam, principalmente o Poder Executivo, faça sua parte. O que não dá, é ver tanta gente vítima da pandemia na linha de frente da assistência, que é o caso dos enfermeiros, fisioterapeutas e médicos".

Capriolli também mencionou a exaustão enfrentada pelos funcionários plantonistas e comentou a respeito do Projeto de Lei 1.240/2015, que tramita na Alesp, de autoria do deputado Carlos Giannazi, que garante atenção à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem. "A aprovação dessa proposta iria ajustar-se muito bem para esse momento em que os trabalhadores estão exaustos não só fisicamente".

De acordo com Giannazi, não há empecilho legal ou orçamentário para a falta de nomeação dos profissionais concursados "O Executivo tem interesse em privatizar, terceirizar e precarizar as contratações".

Ao final do evento, o parlamentar pediu mobilização por parte da sociedade para que a medida seja tomada. "Pressionem o governador, é preciso exigir que ele faça a chamada dos aprovados".


alesp