Homenagem a Ailton Graça na Alesp é marcada por emoção e histórias do premiado ator

Em sessão solene proposta pelo deputado Teonilio Barba (PT), artista recebeu a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Paulista
24/11/2023 17:57 | Sessão Solene | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314154.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314158.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Graça é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ator, comediante e presidente de escola de samba Ailton Graça foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta quinta-feira (23), em data simbolicamente escolhida entre o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional do Samba.

O artista recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pela Alesp, em sessão solene marcada por emoção, discursos sobre igualdade racial e social e, também, histórias do filho de porteiro e dona de casa que se tornou um dos maiores atores brasileiros da atualidade.

"Ninguém pode roubar nossos sonhos". Essa foi a frase final do discurso emocionado de Ailton, que fez questão de citar suas origens em uma região pobre da cidade de São Paulo e agradecer a todas as pessoas que o ajudaram a ser, hoje, um artista premiado. "Ver a Cida Almeida, minha mãe de teatro, abrindo essa sessão, fiquei muito emocionado. Vocês não sabem o filme que passou pela minha cabeça", disse.

Em seu discurso, Ailton aproveitou para defender a presença do teatro e de outras atividades culturais nas escolas e, também, o ensino da história dos povos africanos, citando a Lei Federal 10639/2003, que incluiu esse conteúdo na grade curricular brasileira. "É preciso que essas histórias sejam ditas. Temos muito ainda a fazer nessa questão", completou.

Emoção

O homenageado não conteve as lágrimas durante toda a sessão solene, que contou com diversos depoimentos de artistas que trabalharam com o ator durante sua carreira, de pessoas ligadas ao samba e também de familiares. "Meu pai sempre quis ser tudo na vida. Minha mãe disse que, se ele queria ser tudo, deveria escolher uma profissão em que coubesse tudo. Não à toa é um dos melhores atores do Brasil", disse o filho Vinícius Graça.

Representatividade

Para o deputado Teonilio Barba (PT), que propôs a homenagem, Ailton Graça representa o talento do povo preto e que, mesmo subindo na vida e se tornando um artista global, não se esqueceu das suas origens e do seu passado. "É a maior honra dessa Casa. O Ailton chegou onde chegou e não esqueceu da causa preta. Fico muito honrado de homenageá-lo aqui", afirmou.

Carreira

O ator e comediante Ailton Graça se destacou nas telas do cinema e da televisão brasileira interpretando personagens icônicos como Xana Summer (na novela Império) e Feitosa (na novela América), papéis que lhe renderam premiações. Recentemente, interpretou o brilhante Mussum em uma cinebiografia da vida do saudoso membro dos Trapalhões e do grupo Os Originais do Samba.

Outro destaque na trajetória do artista é seu trabalho em uma das mais antigas escolas de samba do Carnaval de São Paulo, a Lavapés Pirata Negro.

Antes de se firmar na carreira artística, porém, Ailton encarou as dificuldades de viver na periferia de São Paulo. Chegou a trabalhar como fiscal de lotação, vendedor e camelô. A paixão pela dramaturgia surgiu ainda no tempo da escola. Anos depois, integrou um grupo que levava lazer e diversão para pacientes em um hospital e, viu sua carreira decolar depois de interpretar o comandante do tráfico Majestade no filme Carandiru.

O Colar

Criado em 2015, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a honraria mais alta concedida pelo Legislativo Paulista e homenageia pessoas que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado.

alesp