Conquista de deputado com parcerias, novo prédio da ETEC-FATEC Sumaré é inaugurado oficialmente

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
19/06/2024 11:47 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Foi inaugurada nesta terça-feira, 18 de junho, a ETEC-FATEC de Sumaré - uma conquista do deputado estadual Dirceu Dalben para a população, em parceria com o prefeito Luiz Dalben e o Governo do Estado. A cerimônia também contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, vereadores, gestores, diretores, professores, colaboradores e alunos.

"Quem vê essa unidade linda em pleno funcionamento, esses alunos maravilhosos, não imagina a luta que tivemos para retomar essa obra, que tinha apenas 12% executada e estava abandonada. Fui eleito deputado estadual e na Assembleia Legislativa, defendemos o nome da cidade, colocamos Sumaré no mapa, e em 2019, vice-presidente da Comissão de Finanças da Alesp, reservei recursos estaduais para a retomada da obra. Logo depois, atuei insistentemente na liberação desse recurso e hoje, estamos aqui, inaugurando mais um equipamento público importantíssimo para a cidade e para nossos jovens. Um dia muito especial, de alegria e emoção", destacou Dalben, agradecendo ao governador Tarcísio e ao prefeito Luiz Dalben pela parceria e apoio na realização desta e outras melhorias já conquistadas para a cidade.

Após anos com as obras paradas, a retomada da construção da ETEC (Escola Técnica) de Sumaré aconteceu graças à intervenção do Deputado Dalben junto ao Governo do Estado de São Paulo. O investimento estadual foi de R$ 14,1 milhões, em um terreno de 10,4 mil metros quadrados doado pela Prefeitura no Jardim Luiz Cia, região de Nova Veneza. O novo espaço - amplo e moderno - tem capacidade para atender 677 estudantes.

"Hoje Sumaré tem o menor índice de desemprego da Região Metropolitana de Campinas, 1% apenas, fruto de trabalho e investimento na Educação, no Ensino. Por isso, governador Tarcísio, as escolas municipais têm lousa digital, apostila física e digital, ar-condicionado, cortinas antichamas, aulas de robótica, tem programa Jovem Empreendedor em parceria com o Sebrae, tudo isso para dar a oportunidade para os nossos jovens acessarem o mercado de trabalho. Obrigado deputado Dalben pela dedicação para que essa obra acontecesse, obrigado governador Tarcísio por toda parceria e atenção ao nosso município. Agradeço a cada um de vocês pela oportunidade de estar inaugurando esse novo prédio moderno e preparado para acolher nossos jovens sumareenses", agradeceu o prefeito Luiz Dalben.

"Quando a gente está entregando escola, formação profissional, a gente está entregando futuro. A gente está entregando esperança e inserção no mercado de trabalho", afirmou Tarcísio. "Aqui temos o curso integrado de administração e meio ambiente, o curso de gestão e logística integrada, de gestão em negócios e inovação. Quanta ferramenta que a gente vai dar aos nossos alunos. É a ligação direta para o acesso às melhores universidades do país e para o mercado de trabalho", acrescentou.

Com o objetivo de homenagear a cidade, sua história e cultura, Dalben propôs na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) projeto de lei nº 1.127/2023 que denomina a nova unidade escolar como ETEC Sumaré - Cidade Orquídea.

A unidade de ensino conta com 14 salas de aula, nove laboratórios (Análise Microbiológica, Análises Instrumentais, Automação, Eletricidade, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Informática, Síntese e Química), auditório, biblioteca, quadra poliesportiva com arquibancada, salas administrativas, entre outros ambientes. Também há uma sala de Integração Criativa com Espaço Maker, com impressoras 3D, scanners 3D, mesas de corte a laser, notebooks, kits de Arduino, televisores de 65 polegadas, lousas e mobiliário.

As aulas da ETEC e da FATEC já acontecem no novo prédio desde agosto de 2023 e a previsão é de que novos cursos profissionalizantes sejam implantados ao longo dos próximos semestres.