Monitoramento de glicose no SUS para diabetes é debatido em audiência pública na Alesp
10/11/2025 18:22 | Saúde e bem-estar | Gustavo Oreb - Fotos: Gabriel Eid
A Comissão de Saúde (CS) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (10), uma audiência pública para discutir a implementação do sistema de monitoramento contínuo de glicose para pessoas com diabetes tipo 1 no SUS estadual. Além de parlamentares, o evento reuniu especialistas no tema e representantes de órgãos ligados à área da saúde no estado.
Membro titular da Comissão, o deputado Dr. Elton (União) coordenou a reunião e destacou seu apoio ao novo sistema de monitoramento. "Grande parte dos diabéticos já começam a ter sinais da doença antes dos 18 anos, e desde esse momento eles já precisam ter acesso ao monitoramento. Ouvir os relatos desses pacientes vai nos ajudar muito a construir essa política da forma que for mais eficaz para ser implementada na saúde pública", disse o parlamentar, também diabético.
Criador da lei municipal com o mesmo objetivo na Capital, o vereador Thammy Miranda defendeu a ideia no Parlamento. "Esse é um tema novo em termos de políticas públicas, mas que já existe há muito tempo para quem consegue pagar. Criei essa lei no âmbito municipal de São Paulo, provando que é possível tornar essa ideia em algo concreto. Estamos na fase de regularização, mas a tendência é que, em poucos meses, a Capital consiga atender a diabetes tipo 1 com muito mais eficácia. Evidentemente, expandir isso para todo o estado é absolutamente essencial", afirmou.
Eficiência e implantação
Uma das especialistas presentes no evento foi a presidente do Vozes do Advocacy - conglomerado que reúne associações de diabetes -, Vanessa Pirolo. Segundo ela, o avanço da tecnologia de monitoramento é fundamental para evitar complicações na diabetes e em outras doenças.
"São Paulo está com dificuldade de atender o grande número de diabéticos do estado, e essa medida pode mudar radicalmente o panorama. A partir do momento da incorporação desse sensor, vamos ter um gasto inferior e maior eficiência nos atendimentos do SUS", explicou Vanessa.
Advogada e diagnosticada com diabetes desde a infância, Maria Eloisa Malieri deu sequência à audiência. "Muitas pessoas crescem com diabetes sem apoio, sem acolhimento e sem acesso aos bons hospitais. Saúde é um direito fundamental e nenhuma pessoa deve se sentir culpada por viver com uma condição crônica como essa", apontou.
"Eu vejo, todos os dias, pessoas que enfrentam barreiras desumanas para ter acesso a tecnologias que podem mudar completamente suas vidas. O sensor de glicose não é um luxo e muito menos um privilégio. É segurança, autonomia e dignidade para quem precisa disso há muito tempo", reforçou Maria Eloisa.
Em resposta aos pronunciamentos, a representante da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Denise Lopes Pacheco, elogiou a proposta e disse acreditar que o sistema pode qualificar os atendimentos no SUS, mas apontou desafios para a implementação. "Nosso sonho é incorporar essa tecnologia, porém, temos que lidar com o orçamento e com os processos burocráticos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o que resulta numa espera e sofrimento desnecessários. Precisamos de mais dispositivos legais que avancem a pauta além do diálogo para fazer acontecer", pontuou.
Assista à audiência, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp>:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações