Monitoramento de glicose no SUS para diabetes é debatido em audiência pública na Alesp

Realizada pela Comissão de Saúde do Parlamento, ocasião contou com depoimentos e opiniões de especialistas no tema e profissionais da área da saúde
10/11/2025 18:22 | Saúde e bem-estar | Gustavo Oreb - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Comissão de Saúde debate monitoramento de diabetes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Dr. Elton - coordenador da audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Bruna Furlan - presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thammy Miranda - vereador de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanessa Pirolo - avanço da tecnologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Eloisa Malieri - dignidade e autonomia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Denise Lopes Pacheco - desafios da implementação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde (CS) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (10), uma audiência pública para discutir a implementação do sistema de monitoramento contínuo de glicose para pessoas com diabetes tipo 1 no SUS estadual. Além de parlamentares, o evento reuniu especialistas no tema e representantes de órgãos ligados à área da saúde no estado.

Membro titular da Comissão, o deputado Dr. Elton (União) coordenou a reunião e destacou seu apoio ao novo sistema de monitoramento. "Grande parte dos diabéticos já começam a ter sinais da doença antes dos 18 anos, e desde esse momento eles já precisam ter acesso ao monitoramento. Ouvir os relatos desses pacientes vai nos ajudar muito a construir essa política da forma que for mais eficaz para ser implementada na saúde pública", disse o parlamentar, também diabético.

Criador da lei municipal com o mesmo objetivo na Capital, o vereador Thammy Miranda defendeu a ideia no Parlamento. "Esse é um tema novo em termos de políticas públicas, mas que já existe há muito tempo para quem consegue pagar. Criei essa lei no âmbito municipal de São Paulo, provando que é possível tornar essa ideia em algo concreto. Estamos na fase de regularização, mas a tendência é que, em poucos meses, a Capital consiga atender a diabetes tipo 1 com muito mais eficácia. Evidentemente, expandir isso para todo o estado é absolutamente essencial", afirmou.

Eficiência e implantação

Uma das especialistas presentes no evento foi a presidente do Vozes do Advocacy - conglomerado que reúne associações de diabetes -, Vanessa Pirolo. Segundo ela, o avanço da tecnologia de monitoramento é fundamental para evitar complicações na diabetes e em outras doenças.

"São Paulo está com dificuldade de atender o grande número de diabéticos do estado, e essa medida pode mudar radicalmente o panorama. A partir do momento da incorporação desse sensor, vamos ter um gasto inferior e maior eficiência nos atendimentos do SUS", explicou Vanessa.

Advogada e diagnosticada com diabetes desde a infância, Maria Eloisa Malieri deu sequência à audiência. "Muitas pessoas crescem com diabetes sem apoio, sem acolhimento e sem acesso aos bons hospitais. Saúde é um direito fundamental e nenhuma pessoa deve se sentir culpada por viver com uma condição crônica como essa", apontou.

"Eu vejo, todos os dias, pessoas que enfrentam barreiras desumanas para ter acesso a tecnologias que podem mudar completamente suas vidas. O sensor de glicose não é um luxo e muito menos um privilégio. É segurança, autonomia e dignidade para quem precisa disso há muito tempo", reforçou Maria Eloisa.

Em resposta aos pronunciamentos, a representante da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Denise Lopes Pacheco, elogiou a proposta e disse acreditar que o sistema pode qualificar os atendimentos no SUS, mas apontou desafios para a implementação. "Nosso sonho é incorporar essa tecnologia, porém, temos que lidar com o orçamento e com os processos burocráticos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o que resulta numa espera e sofrimento desnecessários. Precisamos de mais dispositivos legais que avancem a pauta além do diálogo para fazer acontecer", pontuou.

Assista à audiência, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp>:

Confira a galeria de imagens da audiência pública

alesp