Simpósio na Alesp debate impacto social dos avanços científicos e médicos

Evento organizado pela deputada Fabiana Bolsonaro (PL) contou com discursos de especialistas sobre aplicação de atendimentos humanizados na medicina
25/11/2025 15:49 | Saúde e bem-estar | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Simpósio médico na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Fabiana Bolsonaro - proponente do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claudia Riecken - neurologista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg357322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (24), um simpósio com o propósito de levantar questionamentos sobre o impacto ético e social dos avanços tecnológicos aplicados na medicina moderna. Proposto pela deputada Fabiana Bolsonaro (PL), o evento deu espaço para discursos de médicos especialistas em atendimentos humanizados, que propuseram soluções para os novos desafios impostos pela tecnologia.

"Nos últimos anos, a medicina passou por transformações profundas impulsionadas pela tecnologia, pela ampliação do conhecimento científico e pela conscientização sobre temas antes negligenciados. Esses avanços trazem benefícios inegáveis, mas trazem ainda mais desafios sociais e éticos, que impactam a vida de milhões de pessoas. O debate público é essencial para garantir que os avanços não aumentem desigualdades que já existem", afirmou a parlamentar.

Uma das especialistas convidadas ao debate foi a neurocientista Claudia Riecken, que discursou sobre mentalidade humanizada na prática médica. "Quando a tecnologia se transforma, a sociedade se molda ao mesmo tempo. O paciente tem que estar incluído nos hábitos e na compreensão das novas práticas médicas. As pessoas não podem estar alheias aos novos métodos, sem entender o que está sendo prescrito. A tecnologia nos traz soluções, mas são mais novidades para absorver", disse.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp