Alesp homenageia Sophie Hellinger e método terapêutico das constelações familiares em sessão solene

Escritora austríaca publicou diversos livros e é referência sobre essa técnica de percepção e respiração utilizada em todo o mundo
05/12/2022 13:51 | Sessão Solene | Tom Oliveira - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Escritora foi homenageada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escritora foi homenageada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escritora foi homenageada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira (5), a escritora nascida na Áustria, Sophie Hellinger, foi homenageada pelo Parlamento e por muitos admiradores e admiradoras do seu trabalho. Ela desenvolveu o método "Cosmic Power", técnica de percepção e respiração ensinada e praticada no mundo todo. Seus diversos livros foram traduzidos em vários idiomas, incluindo o português.

Sophie é uma das principais expoentes do método terapêutico conhecido como constelação familiar (familienstellen), utilizado para melhorar a saúde de milhares de pessoas pelo mundo. Ao lado do psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, criador da técnica, desenvolveu um papel importante de disseminação ao redor do mundo.

A constelação

A constelação familiar é uma prática terapeuta que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações, envolvendo sentimentos e sensações que o constelado sente sobre sua família, como sofrimento e ruídos nos relacionamentos que atravessam gerações.

"Somente quando conseguirmos dizer sim para o passado, estaremos livres para irmos em direção ao futuro. Isso vale para nossa vida, nossa família, relacionamentos. A bagagem que temos nos torna quem nós somos. Assim, podemos olhar e seguir em frente", comentou Sophie Hellinger em seu pronunciamento durante a sessão solene, com tradução simultânea.

A sessão solene foi convocada pelo presidente da Alesp, o deputado Carlão Pignatari, e foi presidida pelo deputado Alex de Madureira (PL). "Quero agradecer ao presidente pela honra de estar aqui e parabenizar a Sophie, que tanto tem ajudado as pessoas pelo Brasil e pelo mundo", comentou.

O encontro teve, ainda, a presença de Minansa Farny, alemã que introduziu as constelações familiares no Brasil em 1997; do médico Renato Shaan Bertate, que organizou o primeiro workshop sobre o tema no país; o médico Fernando Freitas, presidente do Instituto Ibracs de constelação sistêmica; a psicóloga Maria Del Mar, fundadora do Instituto Evoluir, e a psicanalista Halana Amorim, fundadora do Instituto Constelando por Aí.

alesp