Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato solene na Alesp

Evento contou com a presença do 37º rei do Bailundo, região do Planalto Central de Angola
30/10/2023 19:12 | Ato solene | Rafael Sotero Garcia, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312489.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312490.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312491.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312492.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tradição e cultura angolanas são celebradas em ato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312493.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi promovido no dia 27 de outubro, pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), um ato solene em homenagem ao 37º rei do Bailundo, Tchogolola Tchongonga Ekuikui VI, a fim de homenagear a cultura e estreitar os laços culturais entre Brasil, Angola e África em geral.

A solenidade foi pautada pelo resgate das relações institucionais entre São Paulo e o reino de Bailundo, para promoção e valorização da cultura de matrizes africanas no Brasil.

Valorização da cultura

No evento, foi comentada a importância dos imigrantes angolanos no desenvolvimento cultural e econômico do Estado de São Paulo, exaltando a importância da diversidade no combate ao racismo.

"Para nós, brasileiros, é importante uma relação muito forte com os países africanos, principalmente a Angola. Receber a vossa majestade aqui na Assembleia Legislativa é importante para reconhecer as raízes que ajudaram a formar o povo brasileiro" comentou Marcolino ao discursar contra atos racistas, repudiando atitudes do passado escravocrata brasileiro, trazendo a ideia de dívida histórica com os povos afetados.

O deputado aproveitou a solenidade para entregar ao rei de Angola um certificado em reconhecimento ao seu reinado em Bailundo, representando a etnia ovimbundo.

Homenagens do povo ao povo

Durante o evento, foram exaltadas as origens africanas do dialeto falado no Brasil. Além disso, foi performada a dança miracatu, a fim de celebrar a matriz africana da cultura brasileira.

Segundo Walmir Damasceno, embaixador do Centre International des Civilisations Bantu (CICIBA), brasileiros muitas vezes se esquecem de suas origens africanas, que impactam diretamente na cultura da sociedade, seja em costumes ou palavras. "A vossa vinda ao Brasil vem reafirmar a nossa africanidade brasileira" comentou Walmir.

Ainda discursaram Stela Maria Santiago, cônsul-geral de Angola em São Paulo, e Rui Mucaje, presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, sobre o passado e o futuro das relações entre Brasil e Angola. Os expositores falaram em otimismo e esperança para o futuro, em contrapartida à violência registrada no passado.

alesp