Completando 50 anos de história, Grupo Rumo é homenageado na Alesp

Criado por estudantes universitários, grupo musical de MPB alcançou destaque no período da Vanguarda Paulistana na década de 1980; cerimônia no Parlamento foi organizada pelo deputado Carlos Giannazi (Psol)
06/11/2025 16:29 | Ato solene | Gustavo Oreb - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Grupo Rumo: 50 anos de cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diversos integrantes do grupo receberam homenagens<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Carlos Giannazi - proponente do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tom Zé participou remotamente da cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene de 50 anos do Grupo Rumo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Destaque da Vanguarda Paulistana, movimento marcante da música popular brasileira (MPB) na década de 1980, o Grupo Rumo foi homenageado, nesta quarta-feira (5), em um ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelos 50 anos de existência. A iniciativa de valorizar a trajetória do grupo musical partiu do mandato do deputado Carlos Giannazi (Psol), que ressaltou a relevância do Rumo para a cultura paulista e nacional.

"Esse grupo tem uma importância fundamental na cena da música popular brasileira, não só para a cultura paulistana, mas para o Brasil inteiro. Nos anos 1980, eles foram uma grande força na vanguarda e engrandeceram demais nossa cultura. Para nós, é uma honra homenageá-los e resgatar a cultura musical do nosso país e nunca esquecer do legado tão importante que nos proporcionaram", disse o parlamentar ao início da cerimônia.

Em seguida, alguns dos integrantes da banda foram convidados a contar trechos de suas trajetórias desde o momento em que o grupo começou. Entre os líderes e membros mais antigos, Luiz Tatit apontou que a força do movimento cultural da Vanguarda Paulistana ainda reverbera e serve de inspiração para as novas gerações. Para ele, esse é o maior legado deixado pelo Rumo.

"Gostamos de fazer canções que unem letra e melodia, não apenas uma coisa ou outra. A entoação da fala foi um dos elementos mais marcantes do nosso trabalho. Estudamos discos antigos de música popular e dali tiramos inspiração e dicção para incorporar nosso estilo com personalidade. Com tudo isso se espalhando pelos streamings, a influência do que criamos passa a ser ainda maior nas novas gerações", destacou Tatit.

Histórias

Vocalista do Grupo Rumo, Ná Ozzetti expôs sua história com a banda e relatou como essa experiência a transformou na artista que queria ser. "Quando eu entrei no Rumo, eu queria ser cantora de qualquer jeito. Eu não fazia ideia que estava recebendo um dos maiores presentes da minha vida naquele momento. Foi tudo muito interessante, nós tínhamos liberdade para experimentar, criar e arranjar ideias novas. Isso foi um marco na minha forma de ouvir e fazer música, e foi definidor para minha trajetória", afirmou ela.

Outro integrante antigo do Grupo Rumo, Geraldo Leite ressaltou a sintonia entre os companheiros como um dos principais ingredientes do sucesso. "Nós estamos juntos há muito tempo. Somos uma família. Praticamente sabemos o que cada um vai dizer a todo momento. Nossa sinergia nas composições e apresentações é sempre muito boa. Conseguimos nos expressar diante das comunidades de um jeito único", apontou.

Já o compositor Hélio Ziskind, também membro influente do grupo, reforçou em sua fala o propósito do Rumo de se conectar com a realidade urbana. "A gente gosta demais dessa vinculação com a cidade e de estar em locais como esse. Isso nos dá muita alegria. São Paulo é uma cidade de cultura, não de paisagens, e estar aqui nesta homenagem nos lembra disso com muita satisfação", agradeceu.

Reconhecimento

Figuras ilustres que não conseguiram estar presentes na Assembleia também parabenizaram o Grupo Rumo remotamente. O jornalista e apresentador do programa "Altas Horas" na Rede Globo, Serginho Groisman, foi um deles. "O Grupo Rumo sempre foi incrível e exala afetividade, carinho e um talento musical especial de cada um dos integrantes. Eu lembro de ver muitos e muitos shows deles e, quando a apresentação acabava, começavam a tocar novamente do início. Os amantes da música e desse grupo sempre tiveram o presente de ouvir dois shows em um só", relembrou ele.

Renomado compositor e cantor da música popular brasileira, Tom Zé foi outro a deixar seu recado. "O Grupo Rumo não é uma denominação, é um destino", enfatizou. "A Assembleia está sendo homenageada pela presença do grupo. Minha saudade é imensa e minha alegria maior ainda. São Paulo abraça o Rumo e o Rumo abraça São Paulo", concluiu o músico.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp