Ato solene na Alesp comemora o Dia do Síndico

Comprometimento e qualificação foram destacadas como palavras de ordem para a profissão
07/11/2023 17:19 | Ato solene | Thais Carrapatoso - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Ato solene  - Dep. Altair Moraes (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico - Gabriel Karpat<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico - Rodrigo Karpat<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico - Del. Raquel Gallinati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico - Ricardo Karpat<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico - Chen Gilad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene Dia do Síndico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (6), a solenidade em celebração ao Dia do Síndico. A comemoração, promovida pelo deputado Altair Moraes (Republicanos) e organizada pela Universo Condomínio, teve como objetivo homenagear a profissão. Segundo dados do SíndicoNet, atualmente, cerca de 20% dos condomínios brasileiros são administrados por síndicos especializados - um em cada cinco empreendimentos tem um síndico com dedicação integral, que não divide suas atenções com outra atividade. O mercado de síndicos profissionais vive um "boom" no país, reunindo mais de 420 mil profissionais em 2023.

Na abertura do evento, o deputado Altair Morais cumprimentou todos os presentes e enfatizou a importância desta profissão. "A classe de vocês, os síndicos, é a classe que cresce muito (...) o prédio sem um síndico é uma cidade sem o seu prefeito, é um estado sem o seu governador, é um país sem o seu presidente. E além disso vocês são muito mais que isso, vocês atendem pessoas, vocês conversam, são psicólogos, são amigos e muito me honra estar com vocês aqui. Parabéns pelo trabalho que vocês têm feito, trabalho de excelência."

Rodrigo Karpat agradeceu ao deputado Morais e a todos os presentes. Para ele, o sucesso ou fracasso da gestão de um condomínio passa invariavelmente pelo síndico. "O síndico moderno, o síndico profissional, ele é um síndico que tá moldado para servir. Lógico, ele tem que ser respeitado, nós estamos trabalhando para trazer conforto pra nossa comunidade, para valorizar o patrimônio coletivo e tudo isso requer muito conhecimento, requer muito trabalho, muita dedicação", enfatiza.

O tema do encontro foi a violência em condomínios e a importância da Lei nº 17.406, de 15 de setembro de 2021 (Projeto de lei nº 108, de 2020, do ex-deputado Professor Kenny) - apoiada pelo Ministério Público Paulista, que obriga os condomínios residenciais e comerciais no Estado a comunicar os órgãos de Segurança Pública quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

Raquel Gallinati, delegada de Polícia, agradeceu o convite e parabenizou o trabalho desses profissionais. "Vocês, síndicos, vocês são os primeiros garantidores da ordem dentro do caos social". Gabriel Karpat reforçou que estamos vivendo uma época de especialização. Segundo ele, "aprendizado, aprimoramento e amor" são os três "As" que compõem e estruturam esta profissão. De acordo com Ricardo Karpat "os síndicos mudam a vida das pessoas (...), síndico é alguém que se destaca ... e é muito difícil coordenar uma coletividade cada vez mais egoísta". Já para Chen Gilad, CEO da Haganá, "a virtude do síndico profissional é sempre se preocupar com o "e se ...", esta é a diferença entre levar as coisas a sério e fazer a diferença".

Os síndicos e síndicas homenageados agradeceram o convite e endossaram que a qualificação e a profissionalização são caminhos sem volta, e que não existe fórmula pronta. Priscila Aguiar e Milene Braga ressaltaram que a classe precisa se unir e, ainda, que a lei precisa ser revista. "A lei é boa, mas sem os vizinhos a gente não consegue (...) precisa ter também um olhar especial para os idosos (...) o envolvimento do conselho tutelar e do conselho dos idosos", reforça Milene. Roger Próspero solicitou uma mobilização para a valorização da profissão, ter regras bem definidas para a ocupação do cargo, mais hierarquia e mais autonomia, pois "o síndico está na linha de frente, completamente acessível, devida às características do ofício".

Compuseram a mesa do evento, juntamente ao organizador do encontro, Rodrigo Karpat, Advogado, especialista em Direito Imobiliário e administração condominial; Gabriel Karpat, economista, especialista em condomínios; Ricardo Karpat, administrador de empresas especializado em recursos humanos; delegada Raquel Gallinati, diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil e embaixadora do Instituto Pró Vítima; Chen Gilad, CEO Haganá; bem como os síndicos convidados: Aldo Busuletti, Priscila Aguiar, Meire Branco, Milene Braga e Roger Próspero.

alesp