Legislação aprovada na Alesp em 2025 promove avanços na proteção ambiental e animal
09/01/2026 16:12 | Retrospectiva 2025 | Daiana Rodrigues - Fotos: Agência Alesp
Ao longo de 2025, os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram diversos projetos de lei voltados à proteção do meio ambiente e à causa animal. As propostas refletem a crescente demanda da sociedade por políticas públicas mais eficazes, capazes de promover práticas justas e conscientes relacionadas ao desenvolvimento sustentável, à garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado e à proteção e defesa dos animais silvestres e domésticos.
Esse conjunto de medidas estabelece um novo patamar para a agenda ambiental, que se consolida como cada vez mais central nos mecanismos de fiscalização e preservação. Dessa forma, o Parlamento Paulista reafirma seu compromisso com um futuro em que a responsabilidade ambiental e o progresso caminhem juntos, em harmonia com o respeito à vida em todas as suas formas.
Confira abaixo as principais leis aprovadas na Alesp e sancionadas em 2025:
Proibição de correntes em animais
A Lei 18.184/2025, do deputado Rafael Saraiva (União), proíbe o uso de cordas e correntes em cães e gatos e a manutenção desses animais em alojamentos inadequados que são os espaços que oferecem risco à vida ou à saúde do animal ou que não atenda às dimensões adequadas ao seu tamanho e porte.
"Mais uma vez o Parlamento estadual faz história. É um grande passo para que esses animais não fiquem presos 24 horas por dia, sem possibilidade de locomoção e liberdade", afirmou o autor da medida.
A norma também prevê o uso temporário de correntes do tipo "vaivém", que são aquelas que permitem a liberdade do animal, desde que o animal tenha abrigo adequado, água limpa, alimentação, higiene e condições mínimas de mobilidade. O descumprimento poderá gerar responsabilização civil e penal prevista na Lei Federal 9.605/1998.
Selo "Investimento Verde"
A Lei 18.180/2025, do deputado Edson Giriboni (União), cria o Selo "Investimento Verde", uma certificação concedida pelo governo do estado a instituições financeiras, securitizadoras, fundos de investimentos, distribuidoras e emissores de títulos verdes. Para obter o selo, é necessário comprovar que as operações realizadas são dedicadas à restauração, conservação, uso sustentável de vegetação nativa, produção rural sustentável ou outras práticas ambientalmente sustentáveis.
"O objetivo é valorizar iniciativas sustentáveis e incentivar novos investimentos", destacou o autor.
As práticas elegíveis para obter o Selo serão objeto de regulamento e as regras deverão estar alinhadas com o Plano de Ação Climática (PAC) e o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (Pearc).
Datas Comemorativas
O Parlamento Paulista instituiu diversas datas comemorativas voltadas à valorização do bem-estar animal. Entre elas está a Lei 18.344/2025, do deputado Ricardo França (Podemos), que criou a "Semana Estadual de Conscientização e Prevenção de Doenças em Animais Domésticos Idosos", celebrada anualmente na primeira semana de julho.
O calendário oficial do estado também passou a contar com o "Dia do Tutor de Pet" - Lei 18.335/2025, do deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD), o "Dia Estadual da Conscientização sobre os Animais em Extinção" - Lei 18.309/2025, dos deputados Ricardo França (Podemos) e Rafael Saraiva (União), e a "Semana da Amizade entre os Animais e seus Tutores" - Lei 18.162/2025, do deputado Conte Lopes (PL).
Confira os projetos de lei (PLs) aprovados na Alesp e que ainda aguardam sanção do Executivo:
Responsabilização de agressores
O PL 818/2023, do deputado Maurici (PT), determina que os agressores de crimes de maus-tratos se responsabilizem pelas despesas do tratamento do animal agredido e participem de medidas de conscientização. A medida busca impulsar conscientização e mudança de comportamento do agressor.
O agressor ainda fica obrigado a ressarcir a Administração Pública estadual dos custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o total tratamento do animal ferido. Além disso, o ressarcimento de que trata este artigo não substitui as sanções aplicadas da Lei 6.435/2018.
Visita de animais a pacientes em hospitais
O PL 1169/2025 do deputado Alex Madureira (PL) permite a visita de animais de estimação a pacientes internados em hospitais paulistas públicos e privados. O vínculo afetivo entre os "pets" e as pessoas hospitalizadas reduz estresse, ansiedade e depressão, combate a solidão decorrente do isolamento, acelera a recuperação e promove bem-estar físico e emocional. Ressalta-se que a visita dos animais seja devidamente controlada e feita sob cuidados sanitários adequados.
Bolsa Ração
O PL 1583/2023, do deputado Carlão Pignatari (PSDB), cria o Cadastro Estadual de Tutores e Protetores de Baixa Renda e autoriza o Poder Executivo a instituir o Cartão Bolsa Ração. O objetivo do Cadastro é registrar e inscrever tutores e protetores de animais de baixa renda para que eles recebam o Cartão Bolsa Ração, auxílio destinado para que esses cidadãos possam adquirir ração para seus animais.
O auxílio reduz a sobrecarga financeira de ONGs e abrigos, promove o bem-estar dos animais, previne o abandono, assegura dignidade e alimentação adequadas aos animais. "A escassez de recursos entre tutores e protetores de animais de baixa renda pode levá-los a situações de extremo desamparo, comprometendo a capacidade de atender às necessidades básicas de seus animais", justificou o autor.
Sepultamento de pets com seus donos
O PL 56/2025, dos deputados Dr. Eduardo Nóbrega e Ricardo França (ambos do Podemos), autoriza que sejam realizados no estado sepultamentos de cães e gatos junto de seus donos em túmulos e jazigos que pertençam às famílias dos tutores. A iniciativa reconhece que muitos animais são, praticamente, considerados membros das famílias humanas e reconhece o laço afetivo em todas as fases da vida, incluindo o momento do adeus
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações